Primeira semana da #CaravanaDaVerdade mobiliza centenas de educadores


Nesta quinta-feira (24), no encerramento da primeira semana da #CaravanaDaVerdade, o CPERS percorreu as regiões de Santana do Livramento (23° Núcleo) e Cerro Largo (36° Núcleo).

Durante as visitas às escolas, a direção central do Sindicato e representantes dos núcleos, tiveram a oportunidade de recolher informações sobre a atual situação das instituições estaduais  e construir a resistência contra o desmonte da educação pública e as mentiras de Eduardo Leite (PSDB).

Uma das principais dúvidas da categoria é referente à parcela de irredutibilidade, onde é possível se comprovar a perversidade da matemática de Leite.

“O governo Leite mente descaradamente que os educadores ganharam 32% de reajuste. É de uma cara de pau sem tamanho. Vejam o meu caso, eu ganhei 7%. Ele foi nos avanços que conquistei durante a carreira e retirou os 25% que precisa para completar os 32% do meu contracheque. Ou seja: ele tirou da parcela de irredutibilidade e colocou no subsídio. Quem paga o reajuste somos nós”, explicou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Unificou, é estudante junto com o educador!

Durante visita à escola EEEB Eugênio Frantz, em Cerro Largo, o CPERS promoveu um encontro com alunos e alunas para tratar de temas que impactam no ensino e no futuro dos jovens que necessitam da educação pública.

Novo Ensino Médio, militarização e os prejuízos dessas medidas foram alguns dos temas que pautaram o debate.

“As mudanças no Novo Ensino Médio, que começam a valer esse ano, trazem enormes prejuízos para a educação pública, aprofundando o desmonte e ampliando as desigualdades educacionais entre escolas públicas e privadas”, expôs o diretor do CPERS, Cássio Ritter.

A diretora Sandra Régio também participou da atividade e deixou um alerta aos estudantes: “Vocês, estudantes da rede pública estadual, terão acesso ao que é estritamente necessário para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais precarizado”.

Mobilização para a luta 

Um dos objetivos da caravana é a mobilização e a preparação da categoria para um ano árduo e de extrema importância para o futuro da educação pública no Rio Grande do Sul.

“Temos que eleger quem defende a educação e os educadores. Esse ano de 2022 é um ano eleitoral; a escolha está em nossas mãos”, asseverou a secretária-geral do CPERS, Suzana Lauermann.

Durante essa primeira semana, diversos educadores(as), funcionários(as) e professores(as) filiaram-se ao Sindicato para fortalecer a luta por valorização e salário digno.

“A #CaravanaDaVerdade é mais um momento para mobilizarmos todos os educadores para que se sindicalizem. A nossa entidade é de luta e está desmascarando as mentiras do governador Eduardo Leite e do governo Bolsonaro. A categoria está farta de tanta mentira”, declarou o diretor Leonardo Preto Echevarria.

Na próxima semana, a #CaravanaDaVerdade desembarca nos núcleos da região metropolitana. Vamos desmascarar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB) em escolas de Porto Alegre (38° e 39° Núcleos), Gravataí (22°), Guaíba (34°), Taquara (32°) e Osório (13°).

Até o fim de março, o Sindicato estará na estrada mobilizando e desmascarando as mentiras do governador. Clique aqui para conferir o roteiro completo e acompanhe as nossas redes para mais informações!

Escolas visitadas nesta quinta (24):

>> Região de Santana do Livramento (23° Núcleo)

  • EEEM Dr. Hector Acosta, em Santana do Livramento
  • CE Alceu Wamosy, em Santana do Livramento
  • EEEF Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul
  • IEE Dep. Ruy Ramos, em Rosário do Sul

>> Região de Cerro Largo (36° Núcleo)

  • EEEB Eugênio Frantz (CERRO LARGO)
  • CE Prof.º Pedro José Scher (SÃO PEDRO DO BUTIÁ)
  • EEEB Érico Veríssimo (ROQUE GONZALES)
  • CE Athayde Pacheco Martins (UBIRETEMA)
  • EEEB Profº Francisco José Damke (SÃO PAULO DAS MISSÕES)
  • IEE São Francisco Xavier (PORTO XAVIER)
  • EEEM Coronel Antonio Fioravante (PORTO XAVIER)
  • EEEF Carlos Bratz (PORTO XAVIER)
  • EE João de Castilho (SALVADOR DAS MISSÕES)
  • EEEF Padre Traezel (CERRO LARGO)
  • EEEF Sargento Silvio Delmar Hollenbach (CERRO LARGO)
  • EEEF João Manoel Corrêa, Porto Xavier

Notícias relacionadas