Na noite desta quinta-feira (12), o Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi palco de uma emocionante homenagem à presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer. A educadora, que se despede da liderança do Sindicato após uma década de gestão, recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos anos de dedicação à luta pela educação pública e pelos direitos da categoria.
A cerimônia, proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), destacou a trajetória de Helenir e de outras personalidades que se tornaram símbolos de resistência e transformação social. Além da presidente do CPERS, foram homenageados a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), Baba Diba de Iyemonja, referência religiosa e líder espiritual, e Antônio Viana Carboneiro, o “Antônio Papeleiro”, conhecido por sua luta por dignidade e inclusão.
O evento contou com a presença de autoridades, familiares, amigas(os), funcionárias(os) do Sindicato e representantes de diversas entidades educacionais e sindicais, que fizeram questão de expressar o carinho e a gratidão à presidente, que deixa um legado marcado pela resistência em momentos críticos para a educação pública.
Ao iniciar seu discurso, Comassetto sublinhou o significado das homenagens neste ano marcado por desafios globais e locais: “Este ano foi muito sofrido para todos nós, onde vivemos, na pele, a realidade do planeta Terra. Helenir é uma lutadora à frente da educação do estado do Rio Grande do Sul, ao lado da Rosane, que agora assume o Sindicato. É uma honra homenagear essas personalidades, cada uma com uma trajetória que é exemplo de luta e transformação social. Cada uma e cada um, à sua maneira, luta por uma sociedade mais justa, inclusiva, pela democracia, pelos direitos sociais e pela educação pública de qualidade.”
Com muita emoção, Helenir agradeceu a honraria e enfatizou o caráter coletivo de sua trajetória à frente do CPERS: “É uma honra receber essa homenagem da Câmara Municipal. Quero iniciar dividindo esse diploma, porque a gente não faz nada sozinha. Quero destacar o privilégio de ter trabalhado com minhas colegas de direção, em especial a Rosane, que vai me substituir. Tive a responsabilidade de dirigir este Sindicato por 10 anos e aproveito também para agradecer publicamente todos os funcionários do CPERS aqui presentes”.
Em sua fala, Helenir repudiou o projeto Escola Sem Partido, aprovado por 17 votos a 10, na última quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores da capital. “Quero agradecer ao vereador Comassetto pelo voto contrário ao ‘Escola Sem Partido’. Essa proposta tenta impor uma escola que diz que é natural uma criança de 10 anos ser mãe porque é ‘pecado o aborto’. Criança não é mãe! Querem nos calar e nos acusam de doutrinação, mas nós, professores, sabemos o que está em jogo. Vamos seguir lutando, inclusive para declarar a inconstitucionalidade dessa lei. Não podemos admitir que projetos que agridem pessoas com um mínimo de humanismo sejam aprovados.”
A despedida de Helenir do comando do CPERS ocorre após dez anos de gestão, período em que enfrentou desafios históricos, como as mobilizações contra cortes no orçamento da educação e os atrasos salariais. Sua liderança é reconhecida não apenas no estado, mas também em âmbito nacional, tornando-a um símbolo da luta por justiça social e pelo fortalecimento da escola pública.
A solenidade reforçou a importância da presidente para a história recente do CPERS e deixou clara a admiração de todas(os) que, ao longo dos anos, acompanharam sua trajetória de luta e resistência!
>> Confira, abaixo, mais fotos da cerimônia: