Prazo de inscrições para o Enem se encerra nesta sexta-feira (7/6)


Encerra nesta sexta-feira (7) o prazo de inscrição para o Enem 2024. Alunos e alunas que buscam ingresso no ensino superior por meio do exame terão até às 23h59 (horário de Brasília) de hoje para confirmar a participação na Página do Participante no portal do Inep.

A data também vale para os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Para as vestibulandas(os) que não conseguiram isenção ou não são participantes do programa Pé-de-Meia, a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho, por boleto bancário, PIX, cartões de crédito e débito.

Os resultados do pedido de isenção nas provas foram divulgados em 24 de maio, na Página do Participante, assim como as justificativas de ausências no Enem 2023 para estudantes que estavam isentos da taxa.

Gaúchos terão prazo estendido 

Vestibulandas(os) moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para fazer a inscrição, em decorrência das catástrofes climáticas que atingiram o estado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), um cronograma voltado para o público está sendo trabalhado. Até o momento, não foram divulgados maiores detalhes sobre o novo calendário.

Campanha Bora para Dentro

Junto de diversas organizações defensoras da educação pública, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participa e fortalece a campanha “O Enem Abre Portas, bora pra dentro!”. A iniciativa busca aumentar o número de inscritos no exame e a participação e permanência de estudantes periféricos, pretos, indígenas, mães solos, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ nas universidades públicas.

“Além da mobilização virtual feita pelas organizações apoiadoras, parte da campanha atua presencialmente no município de Diadema, em São Paulo.  No ano passado, conseguimos aumentar o número de inscritos do município em quase 40%. De 4.988 participantes em 2022, o número aumentou para 6.831 em 2023. A luta continua nesse ano de 2024 para o aumento do número de ingressantes no ensino superior”, apontou a professora Eliane de Souza Cruz, idealizadora da Rede Articulações.

Campanha AMPLIA Enem

Parceiro da campanha Enem Abre Portas, o Movimento AMPLIA, que busca promover a equidade racial e social para juventude por meio da educação, realiza a iniciativa “AMPLIA Enem”, que pagará a taxa de inscrição do exame para vestibulandos de baixa renda.

As inscrições para receber o apoio do movimento finalizam também nesta sexta-feira, 7 de junho, às 23h59.

Acesso o formulário para contribuir com a campanha ou solicitar o apoio no pagamento da inscrição: https://bit.ly/AmpliaEnem2024

Fonte: CNTE

 

 

Notícias relacionadas