Com início ainda na primeira metade de agosto, as plenárias que buscam esclarecer os impactos da Lei 16.165/2024 estão completando a quarta semana de atividades intensas. Até o momento, 27 Núcleos do CPERS já foram visitados pela direção central e pela assessoria jurídica da entidade (escritório Buchabqui e Pinheiro Machado).
Por onde passaram, as plenárias encontraram funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), com muitas dúvidas sobre de que forma seriam afetadas(os) por essas mudanças, já que os efeitos práticos dessa Lei ainda não chegaram aos contracheques e deverão ser percebidos somente em janeiro de 2025.
Quarta semana de plenárias visita capital e também interior do estado
Nesta quarta semana, as plenárias aconteceram nos seguintes Núcleos do CPERS: 38º (Porto Alegre), 27º (Três Passos), 26º (Frederico Westphalen) e 40º (Palmeira das Missões).
As plenárias dessa semana iniciaram na terça-feira (3), no auditório da sede do CPERS, que recebeu funcionárias(os) de escola do 38º Núcleo (Porto Alegre). A presidente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, deixou nítidas as intenções do governador Eduardo Leite (PSDB) com o projeto.
“Alguns irão olhar a tabela e ver que tem gente que vai ganhar R$ 6.988,96. Pedimos para o Dieese procurar, ninguém irá ganhar isso. Pouquíssima gente tem esse salário, então o governo poupa dinheiro, não valoriza a maioria e ainda quer posar de bom moço.”, afirmou a presidente.
Helenir ainda apontou qual deve ser o foco da luta para as(os) funcionárias(os) de escola. Para ela, “nós precisamos arrancar, ainda este ano, a revisão geral”, sendo essa uma batalha que beneficiaria não somente os atingidos por esta lei, mas todas(os) trabalhadoras(es) da educação.
A plenária se estendeu até o começo da noite, tempo suficiente para que os presentes tivessem elucidadas suas muitas dúvidas sobre os impactos da lei.
Em Porto Alegre, também participaram a secretária-geral do Sindicato, Suzana Lauermann, a diretora do 38° Núcleo, Terezinha Bulle da Silva, e o advogado do Escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, Marcelo Fagundes.
Também na tarde da terça-feira (3), o auditório da Unijuí, em Três Passos, recebeu o 2º vice-presidente do CPERS, Edson Garcia, a tesoureira-geral Rosane Zan, as diretoras do Departamento de Funcionárias(os) de Escola, Juçara Borges e Sonia Solange Viana, a diretora do Departamento de Saúde da Trabalhadora, Vera Lessês, e o advogado do Escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, Marcos Alves.
A plenária mostrou o clima de urgência por luta e resistência frente aos consecutivos ataques protagonizados pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O diretor do 27º Núcleo, José Lisandro dos Santos, e a vice-diretora, Sirlei Maria Voos, também estiveram presentes nessa plenária.
Frederico Westphalen e Palmeira das Missões também receberam plenárias
Na manhã da quarta-feira (4), educadoras(es) se reuniram na sede do 26º Núcleo (Frederico Westphalen) para promover a plenária da sua região. Da direção central e da assessoria jurídica, os mesmos representantes que estiveram em Três Passos também estiveram presentes. Já da direção do núcleo, participaram a diretora-geral, Maria Cleni da Silva, o vice-diretor, José Pedro Volpatto, a tesoureira, Cladis Setti Schwinn, o diretor, Anoldo Sabino da Silva, e a secretária, Clarice Marcon.
Em Frederico Westphalen, o clima de resistência foi tangível entre os presentes. Como em todos os lugares pelos quais passam as plenárias, as(os) funcionárias(os) de escola não mostram qualquer sinal de derrota nesta luta e estão prontas(os) para buscar valorização.
Por fim, para o encerramento das plenárias da semana, a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões acolheu a plenária do CPERS na tarde da quarta-feira (4). Realizada em sequência da plenária de Frederico Westphalen, o encontro contou com a presença de todos os mesmos dirigentes sindicais e também do advogado Marcos Alves.
As(os) educadoras(es) da região puderam tirar suas muitas dúvidas, que foram discutidas e resolvidas tanto pelas(os) diretoras(es) do CPERS quanto pelo advogado da assessoria jurídica.
Do 40º Núcleo, estiveram presentes o diretor-geral, Joel da Silva Oliveira, a vice-diretora, Thais Brisola, a secretária, Mara Teresinha Roesler, e a diretora, Beloni Dal Mora.
Mais plenárias estão por vir
Adentrando o mês de setembro e alcançando a marca de um mês de plenárias sobre a Lei 16.165/2024, mais encontros tem datas para acontecer nos próximos dias e semanas. Entre em contato com o seu núcleo e saiba como participar!
- Passo Fundo – 10/09/2024
- Erechim – 10/09/2024
- Lagoa Vermelha – 11/09/2024
- Vacaria – 11/09/2024
- Caxias do Sul – 12/09/2024
- Guaporé – 12/09/2024
- Bento Gonçalves – 12/09/2024
- Canoas – 13/09/2024
- Estrela – 17/09/2024
- Soledade – 17/09/2024
- Santa Maria – 24/09/2024
- Santa Cruz do Sul – 24/09/2024
- Cruz Alta – 25/09/2024
- Carazinho – 25/09/2024
- Osório – 26/09/2024
>> Confira, abaixo, mais fotos das Plenárias desta semana:
> 38º Núcleo (Porto Alegre)
> 27º Núcleo (Três Passos)
> 26º Núcleo (Frederico Westphalen) e 40º Núcleo (Palmeira das Missões)