Palmeira das Missões
Na segunda semana das Plenárias Regionais do CPERS pelo Estado, nesta terça-feira, dia 03, a iniciativa esteve nos Núcleos de Passo Fundo e Uruguaiana. Desde o dia 26 de abril, as plenárias estão percorrendo o Estado com o objetivo de, junto com a comunidade escolar, denunciar e relatar o descaso do governo Sartori (PMDB) com os educadores e a educação pública.
No 21º Núcleo – Uruguaiana, aproximadamente 200 pessoas entre professores, funcionários de escola, alunos, pais e a comunidade escolar reuniram-se às 8h30, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo. Também participaram das atividades educadores do 19º Núcleo – Alegrete, representantes do funcionalismo público estadual e a Direção Central do Sindicato, através do secretário-geral, Edson Garcia e a diretora Sônia Solange Viana.
Os diretores analisaram a situação atual dos trabalhadores em educação, a precariedade das escolas públicas, os Projetos de Lei que tramitam na Assembleia Legislativa com o objetivo de retirar os direitos dos educadores e sucateamento do IPE Saúde. Também salientaram a importância da união da categoria e convocaram os educadores para participarem da Assembleia Geral do CPERS, quer será realizada no próximo dia 13 de maio, no Gigantinho (Av. Padre Cacique, 891, Porto Alegre), com a primeira chamada às 13h30.
Durante o encontro, a comunidade escolar também relatou o descaso do governo Sartori com a educação pública, através da falta de repasses para as instituições, falta de professores e funcionários de escola e de merenda, precarizando ainda mais a situação das instituições do ensino público estadual.
Palmeira das Missões destaca que os educadores precisam estar unidos e mobilizados
No 40º Núcleo – Palmeira das Missões, educadores e a comunidade escolar dos Núcleos de Frederico Westphalen, Três Passos e Santa Rosa lotaram a Câmara Municipal de Vereadores, às 13h30, para realizar da Plenária Regional do CPERS.
A Direção Central foi representada pelo vice-presidente, Luiz Veronezi, e os diretores Ida Irma Dettmer e Cássio Ritter. Veronezi fez a abertura da Plenária. Após dar as boas-vindas aos presentes, analisou o cenário atual da educação pública no Estado. Salientou o temeroso cenário político atual no Brasil e chamou a atenção dos professores e funcionários de escola para lerem o documento “Uma ponte para o Futuro”, de autoria do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). O texto propõe, entre outros ataques contra os direitos dos trabalhadores, o fim do funcionalismo público.
A diretora Ida ressaltou a importância das Plenárias Regionais pelo Estado e a participação da comunidade escolar. A diretora ressaltou ainda os ataques do governo Sartori (PMDB) que parcela e atrasa os salários dos educadores todos os meses, mas gasta milhões em propaganda, aumenta impostos e não combate à sonegação de impostos no Rio Grande do Sul.
Professores, funcionários de escola, alunos, diretores de escola e diretores dos Núcleos participantes descreveram a precariedade das escolas em suas regiões e o descaso do governo Sartori com os trabalhadores em educação. Os educadores enfatizaram que somente com a união de professores e funcionários de escola poderão dar fim aos ataques e ameaças do governo Sartori.
Uruguaiana