Plantando o Futuro: projeto das aposentadas do 35º Núcleo do CPERS cultiva esperança e consciência ambiental


O grupo de aposentadas(os) do 35º Núcleo do CPERS (Três de Maio), preocupado com os impactos do aquecimento global, decidiu transformar o amor pela educação e pela natureza em ação concreta. O projeto, intitulado “Plantando o Futuro”, tem como objetivo envolver todas(os) as(os) trabalhadoras(es) da educação aposentadas(os) em atividades de plantio de árvores nas instituições em que atuaram, promovendo o bem comum, a transformação e a consciência ambiental entre as novas gerações.

Carmen Zélia Rakowski Demboski, vice-diretora do 35º Núcleo e representante estadual das(os) aposentadas(os) no Conselho Geral do CPERS, explica que a ideia surgiu durante um encontro do grupo no início do ano. A proposta foi inspirada tanto pela Campanha da Fraternidade de 2025, voltada às questões ambientais, quanto pelas mudanças climáticas intensificadas nos últimos anos no Rio Grande do Sul. “Com as mudanças climáticas cada vez mais evidentes, os problemas que enfrentamos no ano passado com as enchentes e, neste ano, com a onda de calor extremo, sentimos a necessidade de também fazermos a nossa parte. Nós, aposentadas e aposentados, podemos contribuir para garantir um futuro melhor às próximas gerações”, reflete Carmen.

A iniciativa reafirma que o compromisso com a vida e com a educação não se aposenta, ele floresce e continua inspirando. O grupo se reúne mensalmente para confeccionar as plaquinhas de identificação das mudas, financiadas pelo próprio Núcleo. As árvores são doadas pelo Horto Florestal do município de Três de Maio, enquanto os insumos para a adubação vêm de doações de professoras(es) e funcionárias(os) aposentadas(os).

A dinâmica da ação começa com o envio de um ofício às escolas, no qual o grupo apresenta o projeto e solicita um espaço para o plantio. Após, as aposentadas(os) levam as mudas e fazem o plantio juntamente com as(os) estudantes e educadoras(es) da instituição. “É um projeto muito gratificante. Muitas vezes, nós aposentadas e aposentados estamos em casa tristes sem motivação e esse é um projeto para tirar o nosso aposentado de casa, visitar as suas escolas, conseguir estar junto às suas comunidades e continuar contribuindo com o presente e o futuro das novas gerações”, conclui Carmen.

Para Sandra Régio, coordenadora do Departamento de Aposentadas(os) do CPERS, o projeto é um exemplo de como a categoria segue atuante, mesmo após a aposentadoria. “Em um momento de tantos retrocessos ambientais e sociais, ver nossas aposentadas e aposentados protagonizando uma ação como essa é motivo de orgulho e inspiração. O ‘Plantando o Futuro’ mostra que o legado da educação vai além da sala de aula e que é possível continuar transformando o mundo com pequenas atitudes. Nosso desejo é que essa iniciativa se espalhe e inspire outros núcleos do CPERS a plantar também consciência”, afirma.

Os Departamentos de Aposentadas(os) e Sustentabilidade do CPERS reconhecem e apoiam integralmente o projeto “Plantando o Futuro”, por sua relevância ambiental, educativa e social. Estar junto a iniciativas como essa reforça nosso compromisso coletivo com o cuidado da natureza, com a preservação, a sustentabilidade do planeta e com a formação de uma consciência ambiental ativa nas escolas e comunidades.

Notícias relacionadas

Milhares de educadoras e educadores, da ativa e aposentadas(os), sócias …

03/10/2025

O mundo assiste atônito o genocídio sem precedentes, impetrado pelo …

Na manhã desta quinta-feira (2), o CPERS realizou a reunião …

02/10/2025