O lançamento do Observatório do Ensino Médio no Rio Grande do Sul será nesta quinta-feira, 27 de agosto, em um evento on-line com a participação do pesquisador e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Gaudêncio Frigotto.
O debate, mediado pela professora da UFRGS e da URI Jaqueline Moll, será transmitido pelo canal do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no YouTube a partir das 19h.
Durante o evento será realizada a apresentação do site do Observatório, resultado de uma construção coletiva de professores da Educação Básica e Superior no Estado, de pesquisadores, estudantes e de representantes de entidades ligadas à educação.
Constituído a partir de um expressivo esforço interinstitucional, o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul é um espaço digital, de construção permanente, que busca analisar as especificidades e interfaces pedagógicas, curriculares, políticas e sociais dos anos finais com vistas a contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos.
O primeiro material produzido pelo observatório já está disponível no site e apresenta resultados de uma pesquisa com jovens do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da UFRGS. Confira a matéria aqui.
Entidades que integram o Observatório:
Colégio de Aplicação/UFRGS
Conselho Estadual de Educação
CPERS
Feevale
IFRS
IFSUL
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Sul-Riograndense
Metodista-IPA
UFRGS
UFSM
União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre – Umespa
Unijuí
Unisc
Unisinos
UPF
URI