Penúltimo Encontro Regional dos Aposentados reúne educadores de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba


Nesta quinta-feira (17), ocorreu o penúltimo Encontro Regional dos Aposentados(as) do CPERS, que mobilizou educadores(as) de Porto Alegre (38º e 39º Núcleos), Canoas (20º Núcleo), Gravataí (22º Núcleo) e Guaíba (34º Núcleo), na sede do Sindicato, em Porto Alegre.

Fortalecer a luta, análise da conjuntura política, informações jurídicas e muito entretenimento foram alguns dos assuntos abordados durante a atividade.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, saudou a todos(as) os presentes e destacou a importância do encontro para os aposentados(as) e para o Sindicato. “Nós temos ido aos encontros pelo Estado e estamos vendo uma superação fantástica das nossas aposentadas. E o que nós constatamos com isso, é que podemos fazer o que queremos. Esse espaço é muito importante para cada um de nós”, frisou Helenir.

A educadora também apontou a força que os aposentados(as) do Sindicato têm, sempre à frente das lutas da categoria. “Foram vocês que encheram quase oito ônibus para ir à Brasília no Ato Nacional em Defesa da Educação Pública. Leite penaliza os educadores da ativa, mas não contava com o nosso exército de aposentadas. Vocês são um exemplo para nós, de luta, de coragem. Eu quero agradecer a construção desse grande sindicato que passa por todos vocês”, finalizou Helenir.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, ressaltou a alegria de estar chegando na etapa final dos Encontros Regionais, destacando a importância da iniciativa.

“Me sinto emocionada em cada encontro. Já fizemos quase dez, abrangendo 39 Núcleos. Essa atividade é muito importante, pois levamos o debate da conjuntura política, informações do nosso jurídico, palestras sobre os cuidados com a saúde, além da parte cultural. O nosso desafio das danças está superando as expectativas, um núcleo mais lindo que o outro. Ficamos com o coração na mão de escolher só um grupo em cada encontro. Estamos todos de parabéns”, salientou Glaci.

Sérgio Kumpfer, da Secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, parabenizou a atividade e destacou os ataques do governo Eduardo Leite (PSDB) aos educadores aposentados(as). “Esse Sindicato, traz muito orgulho para a CNTE e para a luta sindical. O CPERS está na luta contra o pior governo do país, que desrespeita e ataca os aposentados, o governo de Eduardo Leite. Mas seguimos na luta, pois nessa época, no ano passado, estávamos com o fascismo no poder, agora estamos respirando democracia com o governo Lula”, salientou Kumpfer.

Informes jurídicos e reforma do IPE Saúde

Os advogados Marcelo Fagundes e Tatiane Freitas, da assessoria jurídica do CPERS, explanaram sobre as principais ações jurídicas em andamento, além de sanar dúvidas dos aposentados(as).

Marcelo alertou os educadores(as) para que não entrem com ações individuais sobre a parcela de irredutibilidade. “Esperem, essa ação tem que ser coletiva, todos que estão entrando individualmente estão perdendo”, destacou.

Os advogados explicaram ainda sobre as mudanças que ocorrerão com a reforma do IPE Saúde, que penalizou quem menos ganha e aliviou para os maiores salários. “Não retirem ainda os seus dependentes do Instituto, esperem para ver como vai ficar. Porque ainda assim, pode ficar melhor que muito plano de saúde que temos por aí”, afirmou Marcelo.

Durante o encontro, também foi realizado um minuto de palmas em homenagem à professora Arlete Rosa, de Rio Grande, que faleceu no início dessa semana e também por todos os educadores(as) que partiram recentemente.

Entusiasmo e alegria no Desafio de Danças Folclóricas Internacionais

A Cumbia foi o ritmo do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais na ocasião, a origem deste ritmo está relacionada ao litoral atlântico da Colômbia.

Para apresentar informações pertinentes sobre o país, o professor de sociologia e filosofia, Rodrigo Campos, palestrou sobre a Colômbia e suas peculiaridades antes da apresentação dos grupos.

Os grupos dos núcleos de Porto Alegre (38º e 39º) e de Guaíba (34º), apresentaram-se animando e contagiando o público presente no ritmo e cores da cumbia colombiana.

O júri que avaliou as apresentações foi composto por Tina Colares, professora, ativista cultural e especialista em dança e por Helena Costa, Gracielen Cardoso Nunes e Tainara Becker Bastianello, acadêmicas da UFRGS e graduadas em dança.

O grupo finalista que se apresentará no Encontro Estadual dos Aposentados será o de Porto Alegre (38º e 39º).

Participaram da atividade o 2º vice-presidente do CPERS, Edson Garcia, a secretária-geral do Sindicato, Suzana Lauermann, as diretoras do CPERS, Carla Cassais, Juçara Borges e Sandra Régio, a diretora do 20º Núcleo, Iara Beatriz Anziliero Nunes, a representante dos aposentados do 22° Núcleo (Gravataí), Tânia Beatriz Pinheiro Zineli, a diretora do 34º Núcleo, Daniela Fabiana Peretti Rivas, a diretora do 38º Núcleo, Terezinha Bulle da Silva e a diretora do 39º Núcleo, Neiva Ines Lazzarotto.

O último Encontro Regional dos Aposentados(as) do CPERS ocorrerá no dia 13 de setembro, em Osório (13º núcleo), com a participação dos núcleos de Taquara (32º) e São Leopoldo (14º).

Notícias relacionadas