Peça teatral “Hermes no Brasil” conta a história da ditadura militar no país


O CPERS convida os(as) educadores(as) e estudantes para assistirem a peça teatral Hermes no Brasil. O monólogo conta a história política do Brasil nos tempos da ditadura militar (período de 1964 a 1985).

No Conselho Geral do dia 10 de maio, o secretário de escola e ator Vanius Rocha apresentou a peça para os educadores(as) presentes. Os duros tempos da ditadura militar foram representados e o impacto da apresentação levou o púbico a refletir sobre a realidade atual, que cada vez mais se aproxima dos anos de repressão do regime militar.

Agora a peça entra em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, no teatro Bruno Kiefer, com capacidade de 200 lugares.  A temporada compreende os dias 30 e  31 de  agosto e  1,  6,  7  e 8 de    setembro. Às sextas-feiras e os sábados serão designadas a apresentações exclusivas para alunos de ensino médio da rede pública ou privada de Porto Alegre.

O espetáculo conta a história de Hermes ainda na adolescência  é atestado com esquizofrenia e internado. O rádio e a janela do quarto são as únicas pontes para o mundo real, curiosamente é através dos mesmos que as causas de seus sofrimentos chega. O aparelho de som conta a história política do Brasil, ditadura militar instaurada. E a janela é a moldura da imagem da mulher de seus sonhos, que passa todos os dias em frente ao hospital. Por tanto o personagem principal luta pela liberdade de expressão, através do livre pensamento político-ideológico, e pelo amor de sua vida.

O objetivo desses encontros é a troca histórica e cultural com os estudantes.  Logo após a exibição da peça é proposto um debate com o autor do  espetáculo,  professores  e estudantes presentes.

Na temporada anterior, que aconteceu no Teatro de Arena, as discussões abrangeram temas diversos como: processos de produção de uma peça teatral, o período de regime militar e outros momentos históricos da política brasileira e mundial, a saúde mental, relações  com  o  momento  político  atual do  país  e  do mundo e ainda sobre as “ditaduras” que vivemos atualmente através das redes sociais e padrões de beleza e gênero.

Nos demais dias da temporada as exibições serão abertas ao  público.  O objetivo de discutir e trocar ideias ainda estará presente nesses  dias,  já  que  parcerias  com  diretórios  acadêmicos  e  grupos  de  pesquisas universitárias estão sendo feitas. Dessa forma, logo após a exibição da peça teremos uma mesa com alunos, professores e pesquisadores convidados, mediada pelo autor da peça.

As reservas de lugares para as escolas podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 9951 64289.

Cronograma:
30/08: Sessão às 11h, 14h30 e 19h30
31/08: Sessões às 10h e 15h
06/09: Sessões às 11h, 14h30 e 19h30
07/09: Sessões às 10h e 15h

Convite para os estudantes:
O que: Peça Hermes do Brasil
Quando: 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana
Quanto: R$12 por estudante

O objetivo é proporcionar aos estudantes uma vivência artística e histórica. Como a arte tem o poder de tocar cada pessoa de uma forma, a provocação causada em cada aluno será diferente, gerando um debate cheio de percepções. Além disso a cultura tem um papel imprescindível na formação global do indivíduo. Aliar os ensinamentos da sala de aula com a vivência artística e discussões cotidianas do estudante faz com que ele se sinta mais próximo ao conteúdo, tornando o ato de estudar prazeroso.

Notícias relacionadas