É com mobilização que avançamos! O CPERS convoca todas(os) as(os) educadoras(es) da rede estadual – professoras(es), funcionárias(os) de escola e especialistas, da ativa e aposentadas(os), sócias(os) do Sindicato – para a Assembleia Geral de Mobilização, que será realizada no dia 11 de abril (sexta-feira), às 13h30, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre.
Vivemos um momento decisivo para a nossa categoria. A defesa da educação pública de qualidade, do reconhecimento profissional e de condições dignas de trabalho exige a mobilização de todas e todos. Só com união e participação massiva conseguiremos avançar nas pautas históricas e emergenciais que impactam diretamente a vida das(os) educadoras(es).
A atual situação da educação no Rio Grande do Sul é resultado direto das políticas do governo Eduardo Leite (PSDB), que vem se consolidando como o pior governador da história do nosso estado para a educação. Enquanto vende para a sociedade uma falsa ideia de valorização, na prática, promove o achatamento dos salários, impõe descontos abusivos e sucateia as escolas públicas para abrir caminho à iniciativa privada.
>> Pautas da Assembleia:
✅ Revisão geral dos salários para toda a categoria, já: após anos de perdas salariais, exigimos a recomposição imediata dos nossos vencimentos. Não aceitamos mais o congelamento dos salários enquanto o custo de vida aumenta e as demandas de trabalho só crescem. A responsabilidade por essa defasagem é do governador Eduardo Leite (PSDB), que insiste em manter políticas de arrocho e desvalorização.
✅ Fim dos descontos da penosidade na parcela de irredutibilidade das(os) funcionárias(os) de escola: esses descontos injustos corroem ainda mais os salários de quem já recebe pouco.
✅ Plano de contingência para eventos climáticos extremos: precisamos de políticas públicas que garantam a segurança de nossas escolas, estudantes e educadoras(es) diante de enchentes, temporais e demais emergências climáticas.
✅ Fim do assédio moral e da sobrecarga de trabalho: planilhas intermináveis e falta de concurso público. É preciso denunciar e combater essas práticas abusivas que adoecem as(os) trabalhadoras(es) da educação. Exigimos respeito, condições humanas de trabalho e valorização profissional.
✅ Não às PPPs (Parcerias Público-Privadas) na Educação: dizemos NÃO à privatização das nossas escolas. O projeto de Eduardo Leite de mercantilizar a educação pública não passará! Defendemos uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, sob gestão pública e democrática.
✅ IPE Saúde de qualidade: o acesso a um plano de saúde eficiente e que atenda às necessidades das(os) servidoras(es) é um direito que precisa ser garantido e ampliado.
✅ Melhores condições de trabalho e aprendizagem nas escolas: chega de falta de infraestrutura e materiais. O sucateamento das escolas promovido pelo atual governo compromete o ambiente escolar. Queremos um espaço digno para ensinar e aprender.
✅ Retomada da votação do julgamento do desconto previdenciário: a luta pela suspensão dos descontos abusivos da previdência continua. Precisamos garantir justiça e respeito aos direitos das(os) aposentadas(os), que seguem sendo penalizadas(os) pelo governo Eduardo Leite.
✅ Piso Nacional das(os) Funcionárias(os) de Escola: o reconhecimento e a valorização das(os) funcionárias(os) de escola passa pela implementação do Piso Nacional, respeitando a importância desses(as) profissionais no processo educativo.
A presença de cada educadora(or) é fundamental para mostrarmos a força do CPERS e da nossa categoria. Juntas e juntos, podemos garantir salários justos, direitos respeitados e condições dignas de trabalho para todos e todas.
SÓ COM UNIÃO CONQUISTAREMOS O QUE É NOSSO POR DIREITO!
Todos e todas à Assembleia Geral de Mobilização do CPERS!
>> ATENÇÃO, SÓCIA(O): para saber como participar da Assembleia Geral, entre em contato com o seu núcleo do CPERS e garanta a sua presença neste momento fundamental de luta!
>> ASSEMBLEIA GERAL DE MOBILIZAÇÃO DO CPERS:
Data: 11 de abril de 2025 (sexta-feira)
Horário:
- 13h30min em primeira convocação
- 14h em segunda convocação
Local: Centro de Eventos Casa do Gaúcho
Endereço: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, n.º 301 – Parque Harmonia – Porto Alegre
Identificação obrigatória:
Para participar, as(os) associadas(os) deverão apresentar:
✅ Cartão de Sócia(o) ou contracheque com o desconto para o CPERS/Sindicato
✅ Carteira de Identidade