Com a chegada de outubro, o Departamento de Saúde da(o) Trabalhadora(or) do CPERS soma-se à mobilização do Outubro Rosa, destacando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. A iniciativa busca conscientizar sobre práticas essenciais de cuidado, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento internacional Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o propósito de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. No Brasil, ganhou força a partir dos anos 2000 e, desde então, se consolidou como um alerta permanente sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher. A mensagem é clara: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas!
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama segue sendo o tipo mais incidente entre mulheres em todas as regiões do país. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se o registro de 73.610 novos casos, o que corresponde a uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos para cada 100 mil mulheres.
O CPERS reforça a campanha que representa mais do que conscientização: trata-se de um compromisso com a vida, a dignidade e o direito de todas as mulheres ao acesso integral à saúde. Ao assumir essa causa, o Sindicato reafirma seu papel na defesa da vida e na valorização de cada trabalhadora e trabalhador da educação.
O autocuidado é essencial!
Em apoio à campanha Outubro Rosa, o IPE Saúde lançou uma edição ampliada da tradicional ação de isenção de coparticipação. Neste ano, a iniciativa começou mais cedo e passou a incluir também consultas ginecológicas, beneficiando seguradas de 40 a 75 anos.
A campanha acontece em duas etapas:
- Setembro: isenção de coparticipação em uma consulta ginecológica na rede credenciada;
- Outubro: além da isenção na consulta ginecológica, também haverá isenção para a realização do exame de mamografia.
A ampliação busca resolver uma dificuldade observada em anos anteriores: muitas seguradas não conseguiam agendar consultas e exames dentro do período restrito ao mês de outubro, devido ao aumento da demanda. Ao antecipar o benefício e incluir a consulta, o IPE Saúde garante mais acesso e melhores condições de cuidado.
Como participar da campanha:
- Ter plano IPE Saúde ativo e idade entre 40 e 75 anos;
- Para a consulta: agendar e realizar os atendimentos na rede credenciada durante os meses de setembro e outubro;
- Para a mamografia: possuir requisição de médico(a) credenciado(a), agendar e realizar o exame no mês de outubro;
- A lista completa de médicos, laboratórios e clínicas está disponível no Guia Médico Hospitalar do IPE Saúde.
Informações: Ascom IPE Saúde