#OutubroRosa: mamografias poderão ser realizadas sem custos pelo IPE Saúde


Nesta segunda-feira (27), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), Instrução de Normativa que isenta as seguradas do IPE Saúde, de 40 a 75 anos, da coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer clínica de imagem credenciada no período de 1º a 31 de outubro.

Para realizar o exame basta procurar os serviços da rede IPE Saúde com a devida requisição feita por um médico credenciado, a isenção é garantida automaticamente.

> Acesse a publicação aqui

Prevenção

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama,

Fonte: Instituto Nacional de Câncer

Notícias relacionadas