Núcleo de Três de Maio sedia Encontro Regional de Funcionários(as) de Escola


Nesta quinta-feira (23), o Encontro Regional dos(as) Funcionários(as) de Escola esteve no 35º Núcleo – Três de Maio. Além dos(as) educadores(as) do município e da região, também participaram do evento funcionários(as) de Santa Rosa e Três Passos.

A apresentação de dança dos(as) alunos(as) da escola Castelo Branco deu início ao dia de atividades voltado as demandas específicas desta importante parcela da categoria.

Logo após, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, apresentou uma análise sobre a conjuntura política atual. Ao avaliar as ações dos governos Bolsonaro e Leite, observou que ambos não colocam a educação como prioridade. Ao invés de realizar os investimentos necessários, deixam ainda mais precárias as frágeis estruturas e cortam verbas destinadas as universidades, aos institutos federais e a educação básica.

Neste contexto, salientou a importância dos(as) professores(as) e funcionários(as) de escola acompanharem a conduta dos parlamentares, verificar quais os projetos apoiam, se a favor ou contra os(as) direitos(as) dos(as) trabalhadores(as). “A política está em nossas vidas desde que nascemos, quando nosso choro reivindica por alimento, por exemplo. Temos que estar atentos e informados sobre as ações dos políticos para que possamos depositar nosso voto naqueles que realmente defendem as nossas causas”, explicou.

Helenir também destacou os riscos que a Reforma da Previdência representa a todos(as) os(as) trabalhadores(as) e a fundamental mobilização para impedir que seja aprovada. “Não podemos permitir que essa Reforma seja aprovada, pois ela significa o fim da aposentadoria. Aqueles que conseguirem se aposentar, terão uma drástica redução nos valores que irão receber”, alertou.

Os 41 meses de atraso e parcelamento dos salários da categoria também foram abordados pela presidente, que relatou a contínua luta do Sindicato pela valorização da categoria. No próximo dia 27, a direção central reúne-se novamente com o governo do estado para exigir a justa reposição salarial de 28,78%.

“Esta, sem dúvida alguma, é a pior reforma da previdência que já vimos”, disse o advogado Douglas Ambrozi, do escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, que representa a assessoria jurídica do CPERS. Ele explicou ao público, de forma detalhada, as consequências da Reforma. Na ocasião, Ambrozi observou que para a análise dos casos individuais os(as) associados(as) do CPERS devem verificar a agenda do jurídico nos Núcleos do Sindicato. O atendimento é gratuito.

A diretora do Departamento dos Funcionários de Escola, Sonia Solange Viana, abordou temas específicos dos(as) funcionários(as) como a importância da formação, através do Profuncionário e a necessária valorização. Também recordou as conquistas adquiridas através da luta do Sindicato como o ingresso no serviço público através de concurso, o Plano de Carreira aprovado em 2001 e a aprovação do PL 155 que possibilitou 2.400 promoções.

Ao mostrar o cartaz da CNTE, o qual traz os dizeres Heróis Invisíveis, Sonia ressaltou a importância de cada um(a) reconhecer-se como fundamental no dia a dia das escolas. “Vocês são imprescindíveis. O trabalho que desempenham desde o portão da escola, a merenda, a limpeza e a secretaria é imprescindível. Vocês são educadores e devem se reconhecer como tal”, afirmou.

Por fim, sugeriu que os(as) funcionários(as) participem do projeto político pedagógico das escolas, dos conselhos escolares, da Lei da Gestão Democrática, da eleição de diretores(as) e das as lutas sindicais do CPERS e da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (CNTE).

A diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador, Vera Lesses, apresentou informações sobre questões muitas vezes vivenciadas pelos(as) funcionários(as) nas escolas, entre elas o assédio moral.

O Encontro contou também com a presença da diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber e do diretor do 35º Núcleo, Marino Simon.

Durante o Encontro também foram realizadas palestras que abordaram os temas Saúde do Trabalhador e a Visão do Fisioterapeuta, apresentada pelo fisioterapeuta Mateus Souza e Subjetividades – Escolhas e Laços Sociais, exposta pela psicóloga Edimara Piovesan Fassini.

Confira a agenda dos próximos Encontros e participe:

29/05
Núcleo sede: Lagoa Vermelha
Núcleos participantes: Lagoa Vermelha e Vacaria

30/05
Núcleo sede: Passo Fundo
Núcleos participantes: Passo Fundo e Erechim

31/05
Núcleo sede: Uruguaiana
Núcleos participantes: Uruguaiana e Alegrete

Data a definir
Núcleo sede: Palmeira das Missões
Núcleos participantes: Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Carazinho

06/06
Núcleo sede: Ijuí
Núcleos participantes: Ijuí, Santo Ângelo e Cruz Alta

12/06
Núcleo sede: Osório
Núcleos participantes: Osório e Taquara

Data a definir
Núcleo sede: São Leopoldo
Núcleos participantes: Canoas e São Leopoldo

19/06
Núcleo sede: Bento Gonçalves
Núcleos participantes: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Guaporé

26/06
Núcleo sede: Santa Maria
Núcleos participantes: Santa Maria, Cachoeira do Sul e Santiago

27/06
Núcleo sede: Santa Cruz do Sul
Núcleos participantes: Santa Cruz do Sul, Soledade, Estrela e Montenegro

03/07
Núcleo sede: Camaquã
Núcleos participantes: Camaquã e Guaíba

04/07
Núcleo sede: Porto Alegre
Núcleos participantes: Gravataí, 38º, 39º Núcleos

*As datas dos encontros podem ser alteradas conforme a conjuntura política exigir a mobilização da categoria e também de acordo com a agenda dos núcleos.

 

Notícias relacionadas