Fotos: Misael Pinheiro Ziech
Neste sábado (7), o 37º Núcleo do CPERS (Carazinho) comemorou 40 anos de existência. Professoras(es) e funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), sócias(os) do Núcleo, reuniram-se na Casa de Festas (Perfil Eventos), em Carazinho, para o 3º Café Cultural do Núcleo. Representando a Direção Central da entidade, as diretoras Juçara Borges e Sandra Régio marcaram presença na comemoração.
A inauguração do Núcleo, fruto da mobilização de associadas(os) que buscavam aproximar o Sindicato de sua base, ocorreu em 27 de maio de 1984. Com 40 anos de funcionamento, o 37º coleciona inúmeras lutas, aspirações, conquistas e aprendizados.
Durante a celebração, a diretora do Núcleo, Adélia Menezes dos Santos, agradeceu a presença de todas e todos e celebrou a data. “Que possamos seguir por muitas décadas, celebrando a união e a força da luta sindical pelo reconhecimento dos profissionais da educação e pela garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, destacou.
A diretora Sandra Régio enfatizou a importância da atividade e a trajetória histórica construída em parceria com a direção e as(os) sócias(os) do 37º Núcleo. “É inspirador reconhecer o quanto essa categoria, apesar de tantas adversidades, segue construindo e resistindo. O 37º Núcleo é símbolo de determinação, enfrentando com coragem as batalhas contra os desmandos que já vivenciamos e os que ainda enfrentaremos”, afirmou.
A diretora Juçara Borges frisou a relevância da história de luta do Núcleo junto à Direção Central e o trabalho realizado com suas associadas(os). “A celebração dos 40 anos do Núcleo de Carazinho foi emocionante. O evento prestou homenagens a todos os ex-diretores, resgatou a história da criação do Núcleo e destacou as lutas incansáveis em defesa de uma educação pública de qualidade e pelos direitos dos educadores”, concluiu.
Momento cultural
Durante o encontro, foi lançada uma revista comemorativa pelos 40 anos do Núcleo. A publicação traz o histórico de lutas, mobilizações e atividades desenvolvidas ao longo dessas quatro décadas, com fotos históricas, além da galeria de diretoras(es) e depoimentos de sócias(os).
>> Clique aqui para conferir a íntegra da revista!
Para alegrar e contagiar as(os) educadoras(es), o músico Renan Mattos dos Santos abrilhantou a atividade com sua apresentação musical.
O Grupo de Danças do 37º Núcleo, formado por professoras e funcionárias de escola aposentadas, realizou uma apresentação com músicas nacionais que marcaram essas quatro décadas de existência do Núcleo.
As(os) ex-diretoras(es) presentes no evento foram homenageadas(os) pela atual direção e agraciadas(os) com lembranças.
O CPERS parabeniza o 37º Núcleo (Carazinho) pelos 40 anos de lutas e mobilizações em defesa dos direitos da categoria e pela promoção de uma educação pública, laica e de qualidade para todas e todos. Que essas quatro décadas de história se multipliquem, fortalecendo nossa união para seguirmos sempre na linha de frente da luta pela escola pública das gaúchas e dos gaúchos.
>> Confira mais fotos do evento: