Núcleo de Bagé oficializa seu Coletivo Regional de Igualdade Racial


Na tarde desta quarta-feira (9), o 17º Núcleo do CPERS (Bagé) celebrou a instalação do seu Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. A iniciativa, que é fomentada pelo Coletivo Estadual, já está presente em diversas localidades e chega agora nesta importante região da parcela sul do estado.

Com palestras, música e debates significativos, o Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do 17º Núcleo começou sua caminhada com boas energias e com muita disposição para levar, para as escolas, essa luta necessária.

A cerimônia foi acompanhada por Edson Garcia, 2º vice-presidente do CPERS, coordenador do Departamento de Igualdade Racial e Combate ao Racismo e também coordenador deste Coletivo Estadual, que apresentou os objetivos e o histórico desta política desde a sua fundação. Segundo o educador, esse Coletivo Regional é “[…] mais um passo no avanço da política antirracista desenvolvida no CPERS, garantindo que mais uma região do Estado possa estar comprometida com a luta contra diferentes preconceitos presentes em nossas comunidades escolares, em especial o racial, além de focada na construção de uma sociedade mais justa e menos intolerante.”

Celebrada neste Julho das Pretas, mês que marca a luta e a resistência das mulheres negras no Brasil, a inauguração do Coletivo se deu com a palestra da Professora Emilinha Macedo Luz, que compartilhou ensinamentos sobre a educação antirracista. Já a música foi responsabilidade da dupla Loraine Machado e Gilmar “Pastel” Vincent, que fizeram uma apresentação ao vivo.

Da atividade, também participaram a diretora-geral do 17º Núcleo, Ana Lucia Xavier Cabral, e demais membros da diretoria, assim como da categoria.

>> Confira mais fotos:

  

 

Notícias relacionadas

Na noite desta segunda-feira (10), o Conselho Geral do CPERS …

10/11/2025

Na manhã desta segunda-feira (10), o Espaço de Exposições Deputado …