A deputada Professora Rosa Neide (PT/MT) está requerendo, através do Projeto de Lei 3079/21, que seja adiada de 2022 para 2024 a implantação das ações previstas no novo ensino médio. O CPERS apoia a iniciativa da parlamentar, pois considera necessário que educadores(as) e comunidade escolar tenham mais tempo para debater essa questão, que impacta significativamente a categoria e o futuro dos estudantes.
Autora da proposta com outros 28 parlamentares, Rosa Neide disse que a ideia é assegurar a participação social e criar as condições para que os entes federativos, após a pandemia, possam regulamentar a reforma em situação de tranquilidade.
As mudanças previstas no Novo Ensino Médio, que por enquanto seguem tendo este ano como prazo obrigatório para implantação, desrespeitam a gestão democrática e a autonomia das escolas. Também trazem enormes prejuízos para a educação pública, aprofundando o desmonte e ampliando as desigualdades educacionais.
O CPERS sempre esteve na luta pelo adiamento deste processo e pelo aprofundamento do real debate, pressionando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e defendendo o respeito a gestão democrática e ao currículo construído no chão da escola. Agora, o Sindicato soma-se a luta da deputada Rosa Neide para que seja oportunizado aos educadores(as) e a comunidade escolar a adequada discussão sobre o tema.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O sindicato conclama a toda a categoria, aos educandos, mães, pais e responsáveis para que pressionem os deputados(as) pela aprovação do PL 3079/21. Envie mensagem aos parlamentares expondo que o adiamento possibilitará o aprofundamento do debate sobre esta mudança, que tanto impacta na vida de educadores(as) e educandos.
Acesse aqui os e-mails dos(as) deputados(as).