Novembro sempre foi e sempre será o mês de luta do povo negro. É o mês para denunciar o racismo estrutural e seus impactos na sociedade brasileira. Fruto dessa luta histórica, celebraremos, pela primeira vez, o dia 20 como feriado nacional!
Este ano marca também os 180 anos do Massacre de Porongos. Não podemos esquecer daqueles que lutaram por sua liberdade e foram traídos por aqueles que prometeram uma vida digna aos lanceiros negros!
Ainda temos muito a avançar: há seis meses, nosso estado enfrentou a maior tragédia climática de sua história, e o povo ainda sofre. Muitos não voltaram para suas casas, terreiros e lares tradicionais enfrentam o desafio da reconstrução, e a questão da emergência climática segue distante dos que governam.
Tudo isso se soma aos desafios históricos que a população negra ainda enfrenta. Seguimos lutando pelo fim do genocídio do povo negro, sofremos com a falta de políticas públicas em nossas comunidades e estamos longe do mercado de trabalho formal e digno.
Por tudo isso, dia 19 de novembro estaremos em luta! Vem com a gente: a concentração da Marcha começa às 17 horas, na Esquina Democrática, em Porto Alegre!