O CPERS convida toda a categoria — professoras(es), funcionárias(os) e especialistas, da ativa e aposentadas(os) —, estudantes e comunidade escolar para participar de uma Aula Pública sobre os rumos da educação no Rio Grande do Sul.
No dia 23 de setembro, na Praça da Matriz, vamos debater como a chamada “escola meritocrata” defendida pelo governador Eduardo Leite (PSD), pela secretária da Educação, Raquel Teixeira, pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB), e pela base aliada do governo na Assembleia Legislativa ameaça o direito à educação pública de qualidade e precariza o trabalho docente.
Para o CPERS, essa lógica meritocrática ignora desigualdades, aumenta a pressão sobre as(os) trabalhadoras(es) e desconsidera que educação pública de qualidade exige investimento estrutural, valorização da carreira e condições dignas de trabalho.
> Palestrantes:
> Natália Gil: Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do grupo de pesquisa “HISTEB – História da escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados”.
> Mateus Saraiva: Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor na Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) na área da Política e Gestão da Educação.
> Mediação: Rosane Zan, presidente do CPERS.
Venha fortalecer essa luta! Educação pública de qualidade se faz com valorização, investimento e democracia, não com metas excludentes e políticas meritocráticas!
O quê? Aula Pública do CPERS: a escola meritocrata de Leite, Raquel e Gabriel
Quando? 23 de setembro, às 9h
Onde? Praça da Matriz – Porto Alegre
Você também poderá acompanhar o evento ao vivo nas redes do CPERS!





'