O CPERS manifesta seu repúdio ao ataque racista e misógino sofrido pelos integrantes da chapa UFPel Raiz, que concorre à Reitoria da Universidade Federal de Pelotas, ocorrido na última quinta-feira (20).
Durante reunião dos integrantes da chapa, usuários invadiram e ofenderam de forma violenta os participantes com xingamentos e ofensas racistas e de gênero, seguidas de ameaças à vida.
Ataques como esse têm ocorrido em outras instituições públicas e também em manifestações dentro e fora do Brasil.
Não podemos tolerar nenhum tipo de discriminação e ato opressor!
Vale lembrar que, no Brasil, a Lei nº 7.716/1989 tipifica o racismo como crime. De acordo com a Lei, praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional por intermédio dos meios de comunicação pode acarretar em pena de dois a cinco anos de reclusão, acrescida de multa.
O CPERS reafirma sua posição veementemente contrária a qualquer tipo de atitude discriminatória, seja em que espaço for, e solidariza-se aos integrantes da Chapa Raiz.
Através do Departamento de Combate ao Racismo, o sindicato vem lutando para impedir que atos como esse ocorram e conscientizar, desde o chão da escola, sobre a importância de impedir práticas racistas no cotidiano.
Racismo é crime!
#RacismoÉcrime #VidasNegrasImportam