Nota de repúdio ao deputado Arthur do Val (Mamãe Falei)


O CPERS repudia de forma veemente as declarações do deputado Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, que deixaram claro sua postura racista, misógina e xenófoba. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o parlamentar demonstra seu caráter vil e machista.

Em áudios extremamente ofensivos e preconceituosos, enviados pelo Whatsapp, o deputado disse que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”, demonstrando seu comportamento sexista, preconceituoso e desumano. A conduta, inadmissível por si só, torna-se ainda mais grave por se tratar de um parlamentar, que, ao menos na teoria, é para ser um legítimo representante do povo.

Os áudios hediondos tornam-se ainda mais graves ao considerarmos que o povo ucraniano encontra-se diante do pior confronto bélico após a segunda Guerra Mundial, que deixa as mulheres em uma situação de absoluta vulnerabilidade. Tirar proveito das fragilidades, em qualquer nível, em um estado de guerra é, absolutamente condenável e atroz.

A fala do parlamentar é uma verdadeira afronta aos direitos das mulheres, tão duramente conquistados e uma grave ameaça a equidade de gênero.

Esperamos que o comportamento do parlamentar receba as devidas punições para que tal atitude contra as mulheres jamais se repita.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Na tarde desta sexta-feira (26), a presidenta do CPERS, Rosane …

26/06/2026

Milhares de professoras(es), funcionárias(os) de escola, estudantes, movimentos sociais e …

O CPERS manifesta sua mais profunda solidariedade ao povo venezuelano, …

25/06/2026

Na tarde desta quarta-feira (24), as(os) representantes eleitas(os) pelo CPERS …