Nota de apoio: carta de demissão de Paulo Afonso Burmann da Seduc expõe a grave situação da educação estadual


O CPERS Sindicato vem a público manifestar o seu apoio e solidariedade ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, em sua decisão de pedir demissão do cargo de Diretor Geral da Secretaria da Educação (Seduc). Reconhecemos o seu compromisso com a educação pública e seu histórico de contribuições para o sistema educacional do Rio Grande do Sul.

As razões apresentadas por Burmann em sua carta de renúncia são profundas e refletem questões críticas que afetam a educação em nosso estado. É crucial que essas preocupações sejam consideradas com seriedade e que medidas efetivas sejam tomadas para abordá-las.

>> Confira a íntegra da carta aqui!

As dificuldades apontadas, como a falta de investimento na educação integral, a incompatibilidade com projetos de escolas cívico-militares, problemas na oferta de merenda escolar e a precariedade das escolas rurais, indígenas e quilombolas, são questões que impactam diretamente a qualidade da educação pública no estado. Além disso, a falta de valorização da carreira dos profissionais da educação e a ausência de uma estratégia de infraestrutura adequada comprometem seriamente o desenvolvimento educacional como um todo.

O CPERS, ao longo do tempo, tem denunciado essas mesmas situações e exigido medidas para a melhoria do sistema educacional estadual. É imperativo que a atual gestão da Seduc faça uma avaliação rigorosa da eficiência dos métodos adotados, com um novo enfoque nas reais necessidades das escolas públicas e na valorização profissional e salarial dos trabalhadores(as) da educação.

Nossa organização está comprometida em continuar trabalhando incansavelmente em prol da educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul e estaremos vigilantes na defesa dos direitos dos educadores(as) e dos interesses dos estudantes.

A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária e é responsabilidade de todos nós garantir que o sistema educacional do estado atenda às necessidades de nossas comunidades e proporcione um futuro melhor para nossos alunos(as).

É hora de unir esforços para superar os desafios enfrentados pela educação e trabalhar juntos para construir um sistema educacional mais justo e eficiente.

Seguiremos em defesa de todos que acreditam e lutam por uma educação pública de qualidade e pela valorização dos profissionais da educação!

Notícias relacionadas