Como parte da programação do Outubro Rosa, no próximo dia 25 (quarta-feira), o CPERS, através do seu Departamento de Saúde do Trabalhador(a), em parceria com o Sintrajufe/RS, o Semapi/RS e a CUT/RS, promove a palestra “Saúde da Mulher: câncer de mama e autoestima”.
A atividade será ministrada pela educadora física e criadora do projeto Menopausa Sem Vergonha, Márcia Selister, a partir das 19h30, no Salão Multicultural Alê Junqueira, na sede do Sintrajufe/RS (Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus – Porto Alegre). Na ocasião, abordaremos temas como o impacto do câncer de mama na autoestima das mulheres, o papel que o autoconhecimento desempenha neste processo, a importância do apoio emocional e estratégias práticas para enfrentar esses desafios. O evento também será transmitido pelo canal no YouTube e pela página no Facebook do CPERS.
Idealizada pela palestrante, a iniciativa utiliza a linguagem do teatro para facilitar a compreensão sobre a menopausa, um conteúdo cheio de tabus e ainda pouco falado. Além disso, de forma lúdica, são passadas informações sobre os ciclos femininos e o envelhecimento ativo. Agora, o projeto está se transformando no “Movimento Menopausa Sem Vergonha”, focado na construção de políticas públicas sobre o tema. Na última semana, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores(as) de Porto Alegre tratou do assunto e, na próxima segunda-feira (23), o espetáculo será apresentado no Teatro Glênio Peres, às 19h, seguido por debate com especialistas.
A diretora do Departamento de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do CPERS, Vera Lessês, destaca a importância do evento para a educação, visto que a categoria é majoritariamente formada por mulheres.
“O nosso Departamento faz um chamamento para que as educadoras em geral participem dessa importante atividade alusiva ao Outubro Rosa. Neste mês, que é referência à conscientização e à prevenção desta doença que mais mata mulheres no Brasil e no RS, precisamos nos conscientizar da importância de apoiar e estar ao lado das mulheres que são acometidas por ela e também daquelas que a vencem. Quem puder, participe presencialmente ou através das nossas redes”.
O Sindicato segue firme em sua missão de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama e reforça que é preciso intensificar as informações sobre a necessidade do autoexame e da mamografia para mulheres. Vamos juntas!