Em uma das mais movimentadas etapas regionais da 4ª Mostra Pedagógica do CPERS, a Praça da República, no Centro de Ijuí, recebeu 16 trabalhos produzidos em nove escolas da região do 31º Núcleo.
O evento atraiu centenas de populares para apreciar e conhecer a riqueza das experiências pedagógicas trabalhadas no chão da escola.
Durante a abertura, estudantes do 9º ano da escola Centenário encenaram uma peça musical, relembrando os anos de chumbo da ditadura e em protesto contra a censura e a militarização do ensino.
Dienifer Martins, estudante do 9° ano da escola Centenário, foi uma das alunas participantes. “É muito importante para nós estar aqui hoje porque a gente batalhou muito para apresentar este trabalho na Mostra. As pessoas estão vendo o quanto a gente se esforçou para estar aqui e isso é muito gratificante”, pontuou.
A professora Danieli de Oliveira Biolchi explica que o projeto – intitulado “A Literatura e a Música, os anos que seguiram 64” – tem o objetivo de abordar conteúdos de história do 9° ano para estimular o aprendizado dos alunos(as).
“Foi desenvolvido um estudo sobre os 21 anos de ditadura em sala de aula, com obras que falam sobre o período, além de depoimentos em filmes. Também não teria como não falar sobre as músicas, que expressavam a opinião das pessoas e o que elas acreditavam, neste momento de grande supressão de direitos”, disse.
Danieli afirma que os estudantes produziram e montaram toda a parte musical do trabalho, que expressa o que eles aprenderam sobre o conteúdo. Para ela, o resultado foi surpreendente e gratificante.
“Você vê que os alunos construíram um aprendizado real, que o conhecimento compartilhado não foi superficial. Isso é muito importante para a gente como professor”, conclui.
Para a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, o evento é uma forma de mostrar à sociedade que, apesar das dificuldades enfrentadas por educadores(as), o trabalho realizado na escola pública é inspirador.
“Nós podemos observar a qualidade dos projetos apresentados. Os professores e alunos trouxeram o que há de melhor nas escolas da região e mostraram para a população uma nova visão do ensino público gaúcho”, destacou.
Teresinha Mello, diretora do 31° Núcleo, afirma que a mostra estimula o aprendizado e a troca de conhecimento, evidenciando a cada ano a qualidade dos projetos produzidos pelas escolas: “Os professores ficam contentes de vir para a praça com os alunos, que se sentem lisonjeados por participar do evento. Nesta 4ª edição, a gente consegue ver a maturidade dos trabalhos apresentados”.
Para a coordenadora do Departamento de Educação do CPERS, Rosane Zan, a atividade no 31º Núcleo trouxe um diferencial: pela primeira vez nesta edição, os trabalhos foram apresentados em praça pública.
Rosane destacou ainda que todos os projetos exibidos na ocasião abordaram temáticas importantes de transformação social.
“A gente pode perceber a questão da cidadania e da inclusão muito bem colocadas, além do debate sobre a ditadura para entendermos o processo de democracia nas escolas”, explicou.
Projetos selecionados:
Ensino Fundamental Anos Iniciais
1º LUGAR
Projeto – OFICINAS DE DESENHO E PINTURA EM TELA – OLHARES DIVERSOS SOBRE O MESMO OBJETO – E FUND- ANOS INICIAIS
Orientadora: MARLI MARLENE OTT
EscolaEstadualEnsinoFundamental São Geraldo /IJUI
Ensino Fundamental Anos Finais
1º LUGAR
Projeto:- A LITERATURA E A TECNOLOGIA ALIADAS AO ESTUDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – E FUND (ANOS FINAIS)
Orientadoras: DANIELI DE OLIVEIRA BIOLCHI e MARLENESCHNEIDER
Escola Estadual do Ensino fundamental Chico Mendes –IJUI –
2º Lugar
Projeto: A LITERATURA E A MÚSICA: OS ANOS QUE SEGUIRAM 64 –E FUND – ANOS FINAIS
Orientadoras: DANIELI DE OLIVEIRABIOLCHI e MARLI SALETE DA COSTA SCHIAVO
Escola Estadual Ensino Fundamental Centenário /IJUI –
Ensino Médio
1º Lugar
Projeto : RECONSTRUINDO HISTÓRIAS – ENSINO MÉDIO
Orientadora: ADRIANA DOS SANTOS KUMPEL e FABIANI JULIANI BRUM
Escola Estadual Ensino Médio Ruy Barbosa –IJUI
2º Lugar
Projeto:RECREIO TEMÁTICO- ENSINO MÉDIO
Orientadora: NAIRANA SCWINGEKEL
Escola Técnica Estadual 25 de Julho – IJUI
Educação Jovens e Adultos (EJA)
Projeto:PESQUISA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-ED. DE JOVENS E ADULTOS
Orientadora: ELAINE MAI e MARIVANI DALLA ROSA
Escola Estadual de Ensino de Médio Ruy Barbosa –IJUI
Educação Profissional
1º Lugar
Projeto:CONHECIMENTO E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA ROBÓTICA NA ETE 25 DE JULHO – ED. PROFISSIONAL
Orientadoras: LEILA CRISTINA FIGUR e MARISTELALUISA STOLZ BRIZZI
Escola Técnica Estadual 25 de Julho
2º Lugar
Projeto: A PESQUISA COMO PRÍNCIPIO PEDAGÓGICO: ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO E PRODUCÃO DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO DA ESCOLA – ED. PROFISSIONAL
Orientadora: ROSMARI MARODIN GOBO
Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler
Inscrições para a 4ª Mostra Pedagógica
Atenção educadores(as), ainda dá tempo de se inscrever para a 4ª Mostra Pedagógica do CPERS, que estão sendo realizadas nos 42 núcleos do Sindicato de setembro a novembro. As inscrições podem ser feitas com até cinco dias de antecedência do evento.
Os trabalhos selecionados nas etapas regionais participarão da Mostra Pedagógica Estadual que ocorrerá na capital em data a ser definida. As experiências selecionadas na estadual serão compiladas em uma publicação especial.
Inscreva-se e participe desta importante atividade que visa valorizar os professores(as), funcionários(as) e a educação pública estadual.