Na conta de Eduardo Leite: escolas estaduais somam 437 casos de Covid-19 desde a retomada presencial


As escolas da rede estadual já somam, pelo menos, 437 casos de Covid-19 desde a retomada das atividades presenciais, no dia 3 de maio.

Os dados são parciais e foram coletados pelo CPERS em formulário lançado no dia 19 de maio (bit.ly/radarcpers).

Ao todo, 199 escolas de 100 cidades responderam o questionário até esta segunda-feira (31).

Destas, 133 escolas (62,6%) de 76 municípios relataram casos de Covid-19, incluindo 153 professores(as), 95 funcionários(as), 43 integrantes da equipe diretiva e 146 alunos(as).

Apenas 34,7% das escolas com casos positivos suspenderam as aulas após o diagnóstico.

O CPERS defende a manutenção das aulas remotas neste período crítico da pandemia, bem como a aquisição e distribuição de novos EPIs e máscaras PFF2, a implementação urgente de um programa de testagem e monitoramento de casos, reformas emergenciais e mais recursos humanos e financeiros para reforçar a segurança sanitária nas escolas.

Equipamentos, protocolos e orientações

A pesquisa também coletou dados sobre a sensação de segurança em relação ao ambiente escolar, qualidade e quantidade dos EPIs e adequação das orientações enviadas pelo Estado a respeito dos protocolos. Os dados obtidos estão sintetizados abaixo:

▶️ 70,7% responderam que a escola NÃO oferece condições de segurança adequadas para a realização de aulas presenciais

▶️ 32,4% responderam que NÃO há EPIs suficientes e adequados para a proteção da comunidade escolar

▶️ 78,2% responderam que o governo NÃO fez um bom trabalho na orientação da comunidade escolar a respeito dos protocolos de segurança sanitária

Se a sua escola registrou casos, preencha o formulário abaixo e ajude o CPERS a defender a vida. Seus dados pessoais não serão divulgados e as informações de contato serão utilizadas apenas em caso de necessidade de confirmação do relato.

Notícias relacionadas