Movimento “Vem, IFFar!” mobiliza Cachoeira do Sul pela instalação de Instituto Federal Farroupilha na região


Escolas, lideranças políticas locais, Secretaria Municipal de Educação, CPERS e demais entidades ligadas à educação caminharam, na manhã desta sexta-feira (29), pelas ruas de Cachoeira do Sul em prol da instalação do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) na cidade. A mobilização, organizada pelo movimento “Vem, IFFar!”, reuniu centenas de pessoas e contou com a participação da vice-prefeita em exercício do município, Ângela Schuch (PP).

Alex Saratt, 1º vice-presidente do CPERS e que estava presente na atividade, menciona o papel da movimentação popular e da cidadania ativa para conquistar melhorias para a educação. “Nós conseguimos reunir um conjunto de forças sociais e políticas interessadas na instalação do Instituto Federal e certamente a mobilização da comunidade vai fazer toda diferença”, celebrou Alex.

O governo Lula (PT) tem retomado a abertura de novos polos de institutos federais em todo Brasil, e a região do Vale do Jacuí, onde o município de Cachoeira do Sul está localizado, tem interesse na construção de um IFFar para atender demandas sociais e econômicas da população. A instituição oferece cursos técnicos subsequentes e integrados ao Ensino Médio, graduação, pós-graduação e cursos de Formação Inicial Continuada.

“Nós sabemos, como educadores, o quanto é importante ajudar a dar um destino a nossos estudantes. Se já temos universidades estaduais e federais em Cachoeira do Sul, precisamos agora do curso técnico federal instalado aqui”, reivindicou a diretora-geral do 4° Núcleo do CPERS (Cachoeira do Sul), Dina Marilú Machado Almeida.

“Nós, educadores que estamos em sala de aula, conhecemos muito bem a realidade dos nossos alunos e as dificuldades que as famílias enfrentam para dar um ensino de qualidade aos seus filhos”, completou.

O município já possui uma das contrapartidas necessárias para a instalação do IFFar: terrenos para a construção do campus. A expectativa, portanto, é de que o Governo Federal decida pela inauguração do Instituto na região, já que o objetivo do executivo é criar 320 novas unidades em território nacional.

O CPERS, por meio do 4º Núcleo, faz parte da coordenação do movimento “Vem, IFFar!” e está ao lado de Cachoeira do Sul na luta por uma educação pública e de qualidade. Os institutos federais precisam ser ampliados e valorizados à medida que promovem o fortalecimento intelectual, cultural e econômico da comunidade!

Notícias relacionadas