Moção de Repúdio à PRF de Sergipe pela tortura e assassinato de Genivaldo Jesus Santos


De forma perversa e extremamente violenta, Genivaldo Jesus Santos, 38 anos, foi assassinado em uma câmara de gás improvisada por policiais da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe.

Mesmo obedecendo às ordens da abordagem, ele foi rendido e colocado dentro do porta-malas da viatura, onde foi obrigado a aspirar os gases de uma bomba de gás lacrimogêneo jogada dentro do carro. O compartimento só foi aberto quando o homem já não se mexia mais.

O sobrinho da vítima, que presenciou a situação, afirma que o tio sofria de transtorno mental e que, em nenhum momento, demonstrou resistência.

A crueldade foi filmada por testemunhas, o que não intimidou os policiais, que seguiram com a tortura. Nas imagens, é possível, inclusive, ver a fumaça saindo do local enquanto um dos policiais segura a porta.

As cenas estarrecedoras são o retrato do fascismo, que tem como prática a perversidade e a violência encorajada e perpetuada pelo governo Bolsonaro (PL).

A barbárie cometida pelos policiais rodoviários nos remete às câmaras de gás que assassinaram milhões de judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos e mentais, considerados “inferiores” e perseguidos pelo nazismo.

A câmara improvisada pelos policiais é como um atestado de óbito à frágil democracia de nosso país.

Não há como ficar indiferente a isso. É urgente barrarmos essas ações genocidas, incentivadas por Bolsonaro e seus apoiadores, que banalizam a vida e aplaudem torturadores.

O CPERS exige a correta e urgente apuração dos fatos, com a devida punição aos envolvidos. Não é possível tolerar a impunidade, pois se corre o risco de que mais vidas sejam ceifadas de forma desumana. Seguiremos firmes na defesa da democracia e pelo respeito à vida de todas e todos!

Notícias relacionadas

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …

O CPERS informa que entre os dias 31 de dezembro de …

Foi publicada nesta terça-feira (24), a Portaria Interministerial MEC/Fazenda n.º …

26/12/2024