Moção de Apoio ao povo cubano contra o bloqueio norte-americano


O Conselho Geral do CPERS coloca-se ao lado do povo cubano na defesa da soberania de seu país e contra o bloqueio econômico e investidas norte-americanas.

Desde o início do mês, cubanos e cubanas tomam as ruas do país para protestar e denunciar a grave crise econômica que assola Cuba. Os problemas são consequência do criminoso bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há 60 anos.

O embargo unilateral, que já foi condenado 29 vezes na Organização das Nações Unidas (ONU), impacta até mesmo na compra de medicamentos e combustível.

A falta de insumos importados impede a produção das vacinas cubanas contra o coronavírus, ou seja, o bloqueio estadunidense promove a morte de cidadãos(ãs) cubanos(as).

Diferentemente do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no Brasil, Cuba se valeu da ciência para combater a pandemia e, mesmo com a imposição das barreiras econômicas, o número de mortes por Covid não chegou a 1.600.

Cuba é um exemplo de resistência às intervenções estrangeiras na América Latina e seus assuntos internos devem ser resolvidos por seu próprio povo.

Foto de capa: Enrique Atiénzar Rivero

Notícias relacionadas