Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ celebra a existência e a luta das pessoas queer


Junho começou no último domingo (1) com uma tarefa para todas(os) que acreditam nos direitos humanos e sonham com uma sociedade mais justa: exigir respeito à comunidade LGBTQIAPN+ e somar esforços nas mobilizações pelo direito de existir de cada indivíduo que compõe a sigla. São com esses compromissos firmados que o Departamento de Diversidade do CPERS inicia o Mês do Orgulho, celebrando as singularidades de gênero e sexualidade das(os) educadoras(es) e suas(eus) estudantes. 

Segundo o Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais no país. A esse número adiciona-se a população transgênero, intersexo, assexual, pansexual e não-binária, elevando ainda mais o contingente de pessoas queer. Fora das letras e dos algarismos, a comunidade tem resistido arduamente para sobreviver em uma das nações mais violentas para quem foge às lógicas patriarcais e cisheteronormativas. 

Um dos pilares para enfrentar a exclusão social e a intolerância é a educação. Especialistas, funcionárias(os) de escola e professoras(es) têm o dever de tornar o ambiente escolar seguro para colegas e alunas(os) LGBTQIAPN+, além de fomentar discussões sobre diversidade, respeito e empatia. 

A comunidade LGBTQIAPN+ existe, está presente nos mais variados espaços e merece ser reconhecida e considerada. Colocar-se alheio às discussões de gênero e sexualidade e empurrar para debaixo do tapete temas urgentes e contemporâneos, é um erro. É desconhecer a realidade que nos cerca, é invalidar as diferentes formas de estar no mundo. 

Que neste junho, e em todos os dias do ano, sigamos construindo espaços educativos livres de preconceito, onde o afeto, o respeito e a dignidade caminhem lado a lado com a educação. O CPERS reafirma seu compromisso com a luta por uma escola pública verdadeiramente diversa, inclusiva e transformadora! Por uma escola pública que acolha todas, todos e todes! 

#CPERSNaLuta #MêsdoOrgulho #JunhoLGBTQIAPN+

Notícias relacionadas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) instituiu, …