Uma ferramenta gratuita e prática para quem quer chegar mais preparado(a) no dia da prova! Foi com esse objetivo que o Ministério da Educação (MEC) lançou, na última sexta-feira (10), o aplicativo “MEC Enem – o Simuladão do Enem”, visando apoiar estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No APP, é possível resolver questões de diferentes áreas do conhecimento, acessar videoaulas e apostilas, corrigir redações automaticamente e até contar com uma assistente virtual que ajuda na criação de um plano de estudos personalizado.
Além de prover suporte para aqueles que querem prestar o ENEM, o “MEC Enem – o Simuladão do Enem” também pretende criar uma conexão entre o poder público e as(os) estudantes do país, com o envio de mensagens diretas para cada usuária(o) do aplicativo.
Conforme o portal do Palácio do Planalto, o próprio presidente Lula (PT) reforçou a importância dos estudos e incentivou as(os) brasileiras(os) a utilizar o novo serviço. “Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, disse o presidente, em vídeo veiculado nas redes sociais.
Para acessar o aplicativo, estudantes têm três opções: baixá-lo na loja oficial do sistema Android, a Play Store; baixá-lo na loja oficial do sistema iOS, a Apple Store; ou acessar por meio do navegador, no endereço app.mecenem.mec.gov.br ou clicando aqui.
O uso de ferramentas qualificadas na hora de estudar é fundamental para garantir um melhor aproveitamento no tempo investido nesses momentos.
Neste mesmo sentido, a disponibilização de um aplicativo pelo próprio MEC é um avanço na direção correta por parte do governo federal, já que o tempo de educação em plataformas está aí, mas, infelizmente, chegou acompanhado de empresas que visam muitas vezes somente o lucro e não a qualidade do ensino.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Informações: Agência Brasil e Palácio do Planalto