Marcha das Mulheres Negras 2015: união, coragem e luta


MARCHA MULHERES NEGRAS

Representantes da Direção Central do CPERS e educadoras de diversos Núcleos do Sindicato participaram, esta semana, da Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo e pelo Bem Viver, realizada em Brasília. A primeira Marcha das Mulheres Negras representou um marco na história da luta dos direitos humanos. Cerca de 50 mil mulheres de todo o Brasil marcharam juntas pela igualdade racial e pelo fim do racismo e da violência.
Sob o som de tambores, cânticos e palavras de ordem, as mulheres tomaram as ruas. As diferentes matrizes religiosas também estavam presentes, marcando o tom pacífico da caminhada. Até chegar em frente ao prédio do Congresso Nacional, a Marcha, que saiu do Ginásio Nilson Nelson, percorreu o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios com faixas e cartazes “contra o racismo, contra a violência e pelo bem-estar”.
A diretora do CPERS, Íris de Carvalho, participou da Marcha e destaca a importância da iniciativa. “A primeira Marcha teve a marca das lutas das várias gerações dos povos de matriz africana. Colorida e encantadora por sua força, a marcha deixa em nossas mentes e corações que somos todos África. A participação da vice-presidente de Mandela nos deixou a certeza que a lutas das mulheres negras é a luta de todas as mulheres no mundo que sonham com liberdade e justiça social. Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres.”

Notícias relacionadas