Mais de 14,5 mil sócios já votaram no primeiro dia das #EleiçõesCPERS2021


Até o início da noite desta quarta-feira (26), cerca de 14,5 mil sócios(as) já participaram do processo eleitoral da entidade, que definirá a gestão 2021/2024 da Direção Central e das direções dos Núcleos do CPERS.

A votação continua, de forma ininterrupta, até as 22h de sexta (28). Para participa, basta acessar bit.ly/votocpers

Em reunião, a Comissão Eleitoral avaliou a participação como “expressiva”. Pela primeira vez, em razão da pandemia, as eleições sindicais ocorrem por meio exclusivo digital.

O link pode ser acessado em um computador pessoal, celular, tablet ou outro dispositivo. Sócios(as) sem acesso a um equipamento ou a conexão adequada à Internet podem procurar as sedes do CPERS, que disponibilizam um computador se as condições sanitárias permitirem.

Durante todo o dia, o Serviço de Atendimento aos Sócios (SAS) trabalhou para auxiliar educadores(as) com dúvidas ou dificuldades para finalizar o voto. O SAS está disponível para atendimento pelo whatsapp – (51) 9663-5699 e (51) 9569.0465 – ou pelo e-mail [email protected].

No final da tarde de cada um dos três dias de pleito, a Comissão Eleitoral se reúne para avaliar o andamento das eleições, validar os votos em separado e debater pautas relevantes.

Apuração

A apuração será realizada somente após o término do prazo de votação (22h de sexta-feira). O resultado será validado pela Comissão Eleitoral e, assim que possível, publicizado no site do CPERS.

Nas disputas onde há duas chapas, vence a que obtiver mais de 50% dos votos válidos. Havendo três chapas ou mais, será declarada vencedora aquela que somar 35% dos votos válidos.

Caso nenhuma chapa obtenha os votos necessários, haverá um 2º turno entre as duas mais votadas 15 dias após a proclamação do resultado do 1º.

Já a eleição dos Representantes Municipais, 1/1000 e Aposentados dos Núcleos e Estaduais ocorrerá 20 dias após a promulgação do resultado final do pleito para a Direção Central e dos Núcleos.

Para conhecer as chapas que disputam as eleições, clique aqui. 

Quem pode votar?

Todo sócio(a) em dia com o Sindicato e que tenha se associado ao CPERS até o dia 26/03/2021 ou reingressado até 24/02/2021 tem direito a voto.

Como votar?

Para entender como se dará a votação acesse o PDF com as instruções clicando aqui ou assista o vídeo abaixo.

Links e documentos

> Acesse a relação de chapas homologadas 
> Calendário eleitoral

> Regimento Eleitoral

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas