A luta vale a pena! Há poucas semanas, Eduardo Leite parecia imbatível.
Com ampla maioria na Assembleia Legislativa e postura arrogante, apresentou um pacote de medidas brutais contra os educadores(as) sem responder a qualquer das reivindicações da categoria.
À imprensa, subestimou a capacidade de mobilização do Magistério. Por dias a própria mídia ignorou a força da greve.
Mas o jogo está virando. Após a mobilização histórica da categoria e da sociedade gaúcha, o castelo do governador começou a ruir. Nesta quarta (27), a maior bancada da base governista (MDB) divulgou nota conjunta posicionando-se contrariamente à proposta que prevê alterações na carreira.
Leia a íntegra do comunicado
NOTA OFICIAL
Desde o protocolo do pacote do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, a bancada do MDB tem buscado compreender as propostas para unificar a posição de seus oito deputados. Temos nos reunido e dialogado com entidades sindicais dos servidores e técnicos do Executivo, bem como nossa assessoria tem estudado os projetos.
Da forma que foi encaminhada, não concordamos com a proposta que prevê alterações na carreira do magistério. Entendemos que será necessário um profundo e amplo diálogo com os parlamentares e com a categoria, no sentido de aprimorar o projeto e deixá-lo atrativo para os professores.
Pela importância e complexidade das matérias, entendemos ser necessário um prazo mais amplo para deliberarmos.
A bancada do MDB entende sua importância para a eventual construção de maioria no Parlamento, o que reforça a necessidade de plena compreensão das proposições, bem como um possível aperfeiçoamento das mesmas.
O senhor Chefe da Casa Civil do Governo do Estado foi comunicado dessas decisões pelo Líder da Bancada nesta tarde.
Bancada do MDB
Dep. Fábio Branco – Líder da Bancada
Dep. Carlos Búrigo
Dep. Edson Brum
Dep. Gabriel Souza
Dep. Gilberto Capoani
Dep. Sebastião Melo
Dep. Tiago Simon
Dep. Vilmar Zanchin