Dirigentes do CPERS participaram, na última semana, da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que reuniu lideranças políticas e sociais de 15 nações, entre os dias 22 e 24 de março, tinha como objetivo discutir soluções e caminhos para ampliar a aproximação entre os países do continente.
Diversas conferências e debates foram realizados, que culminaram em uma carta aos povos pela integração da América Latina e do Caribe, defendendo a soberania das nações, um compromisso de trabalho e luta por um continente unido pela justiça ambiental, social, econômica e de gênero.
“Hoje nos reunimos novamente porque o desafio da unidade de nossos povos e de suas organizações é fundamental para deter uma extrema-direita que quer destruir nossas soberanias nacionais e populares para colocar nossos países a serviço do capital financeiro internacional e de suas corporações transnacionais. Também nos unimos para construir NOSSO projeto de integração soberana baseado na solidariedade e na complementaridade entre nossos povos”, diz um trecho da carta.
Os dias 2 e 8 de março, 17 de abril, 1º de maio, 5 de junho e 16 de outubro foram tirados no evento para que manifestações internacionais sejam realizadas em unidade. Além disso, foi definido que a grande Cúpula dos Povos, no âmbito da COP 30 no próximo ano, será realizada em Belém do Pará, no Brasil.
>> Confira a íntegra da carta aqui