Nesta terça-feira (14), a programação da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS deu continuidade às atividades que vêm acontecendo em diversas regiões do estado desde agosto. Até o momento, centenas de projetos já foram apresentados, evidenciando o compromisso das escolas estaduais e do Sindicato com a defesa da educação pública de qualidade e o protagonismo de toda a comunidade escolar.
Hoje não foi diferente: em Novo Hamburgo, região do 14° Núcleo do CPERS, o CE 25 de Julho recebeu as diretoras Juçara Borges e Sandra Beatriz Silveira, além do diretor Luiz Henrique Becker, para mais uma etapa da Mostra, que contou com trabalhos que estimulam o protagonismo das(os) estudantes e destacam o papel da escola pública na formação cidadã.
Na abertura do evento, a diretora Juçara Borges destacou e elogiou o trabalho realizado, afirmando: “Eu gostaria, primeiramente, de parabenizar a todas e todos pelo empenho e a direção da escola, que abriu espaço para esta Mostra Pedagógica. Além disso, quero ressaltar que a intenção do CPERS Sindicato, ao criar esta Mostra, foi promover a valorização dos docentes e dos educandos do Rio Grande do Sul, espalhados pelos 42 núcleos, e mostrar à sociedade o trabalho maravilhoso que é feito dentro das escolas. Somos todos educadores!”
O diretor Luiz Henrique Becker também fez importantes contribuições: “Já inicio minha fala parabenizando pela qualidade do ensino que os professores, a direção, os funcionários, e toda a equipe conseguem realizar aqui nesta escola. Obviamente, sabemos que, além da formação qualificada da equipe pedagógica, é essencial algo que vocês estão demonstrando agora: alunas e alunos conscientes da importância da produção do conhecimento e da pesquisa.”
Ele ainda destacou que a Mostra evidencia o papel das(os) alunas(es) como agentes transformadores e atuantes da sociedade: “Sei que a Mostra ainda está no início, mas já observei que todos os trabalhos têm uma enorme relevância social. É importante que o trabalho de vocês seja levado para a vida de vocês em sociedade, para toda a comunidade.”
Ao todo, 16 projetos foram apresentados, abordando temas como a importância da preservação ambiental, a sustentabilidade, medidas para a melhoria do ecossistema, atitudes preventivas e até mesmo ações eficazes em situações climáticas adversas. Sendo assim, é nítido o engajamento e a preocupação dos grupos com práticas conscientes e inovadoras, que repensam e buscam soluções para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente.
Um dos projetos apresentados, intitulado “A Tecnologia como Recurso aos Desastres Climáticos”, destacou o uso da tecnologia como ferramenta principal para auxiliar em situações climáticas emergenciais. Para isso, as(os) estudantes desenvolveram um site informativo com geolocalização de abrigos e contatos de emergência, visando facilitar o acesso rápido a informações essenciais. O projeto busca promover a importância da pesquisa científica para desenvolver soluções eficazes, que possam ser aplicadas na prática, contribuindo para a segurança das comunidades e a preservação do meio ambiente.
A aluna Gabriela Molina destaca a importância do projeto: “Nosso trabalho é fundamental, pois auxilia em situações de emergência climática, facilitando a localização de abrigos, como ocorreu após as enchentes do ano passado, em 2024. O projeto consiste em um site onde as pessoas podem buscar ajuda, encontrar informações sobre como chegar a locais seguros e abrigos, além da funcionalidade de cadastrar-se para oferecer ou solicitar ajuda. O trabalho foi inspirado principalmente nas enchentes que ocorreram no RS, mas acredito que a ideia pode ser adaptada para outros tipos de desastres.”, afirmou.
Outro projeto apresentado foi o trabalho “Amazônia: o pulmão do mundo em nossas vidas”, que teve como objetivo conscientizar sobre a importância da Amazônia e dos biomas brasileiros para a manutenção do equilíbrio climático e propondo formas de preservação dos ecossistemas.
O estudante Emanuel Busnello da Silveira destacou a importância da floresta Amazônica, principalmente, diante das diversas situações climáticas que o mundo tem enfrentado. “Percebemos que a Amazônia é essencial para a manutenção do equilíbrio climático, da biodiversidade e, consequentemente, da vida humana”, afirmou.
Emanuel explicou que o projeto desenvolvido partiu do reconhecimento do valor dos biomas brasileiros e teve como objetivo investigar, compreender e comunicar como as ações humanas, muitas vezes despercebidas, podem impactar o ecossistema. “Buscamos conscientizar e propor formas de preservação, refletindo sobre as consequências das nossas atitudes em relação ao meio ambiente”, acrescentou.
Antes da divulgação dos projetos classificados, a diretora da Comissão de Educação do CPERS, Sandra Beatriz Silveira, fez questão de evidenciar a importância do evento e já deixou o convite para a próxima etapa da Mostra: “Os trabalhos destacados nesta etapa serão classificados para o evento que ocorrerá no dia 28 de novembro, em Porto Alegre, no espaço da Feira do Livro, na Praça da Alfândega. Desde já, gostaria de agradecer à comissão avaliadora e aos professores que estiveram dispostos a participar deste processo de avaliação. Sabemos que todos os trabalhos apresentados são excelentes, o que certamente tornou a tarefa da comissão ainda mais desafiadora.”
A comissão julgadora foi composta por: Recilda Torres, Jane Shaab, Terezinha Grigio, Jandira Cruz, Gilvane Mendes, Egídio Schmechel, Adriana Vilela, Janini Marschall, Luciane Fuhr Bondan e Ane Karina Hinkel, cuja participação foi fundamental para a avaliação criteriosa e comprometida dos trabalhos apresentados.
Representando o 14º Núcleo, estiveram presentes o diretor-geral Jorge Lothar Von Mühlen e as diretoras Dulcidia Nallem dos Anjos e Regina Kayser.
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual:
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Impacto dos estímulos sonoros no sistema nervoso
Escola: 25 de Julho
> Ensino Médio:
Projeto: Da tela parada ao corpo parado: sedentarismo entre jovens
Escola: Josefina Jaques Noronha
Projeto: A tecnologia como recurso aos desastres climáticos
Escola: 25 de Julho
Projeto: Entre fases e saberes: aprendendo com os jogos eletrônicos
Escola: Josefina Jaques Noronha
> Educação Profissional/Técnica:
Projeto: Jogos pedagógicos utilizados no ensino da sustentabilidade
Escola: 25 de Julho
>> Confira mais fotos desta edição regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS: