Inadmissível: prefeitura de Porto Alegre quer reintegração de posse de casa que acolhe mulheres em situação de violência


Referência em acolhimento de mulheres e seus filhos, em situação de violência doméstica, a Casa Mulheres Mirabal, de Porto Alegre, sofre nova ameaça de despejo.

Orquestrada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), a decisão, ainda passível de recurso, foi absurdamente comemorada pela Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre (PGM) através de um post nas redes sociais.

Essa não é a primeira vez que o Executivo Municipal tenta impedir o atendimento no local, gerido pelo Movimento de Mulheres Olga Benário.

Desde a sua criação, em 2016, a Mirabal sofre pressão do poder público para fechar as portas. Em dezembro de 2021, o Ministério Público (MP) colocou-se contra a casa abrigo e indicou seu fechamento, ignorando todo o preocupante cenário de violência contra as mulheres.

Dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública, apontam que, de janeiro até setembro deste ano, o Rio Grande do Sul registrou 81 feminicídios, 180 tentativas, 22.365 ameaças, 12.786 lesões corporais e 1.698 casos de estupro (incluindo de vulnerável).

Em Porto Alegre, foram registrados 1.984 casos de ameaça, 1.477 de lesão corporal, 164 casos de estupro, 5 feminicídios e 23 tentativas.

Desde o seu surgimento, a Mirabal já fez cerca de 600 acolhimentos e abrigamentos de mulheres em situação de violência de todo o estado e também estrangeiras.

O CPERS, que representa uma categoria majoritariamente feminina, apoia a causa da Casa Mirabal e toda forma de combate e superação do machismo, racismo, LGBTFobia, assim como outras formas de desigualdade e violência.

O Sindicato também ressalta seu total repúdio à atitude autoritária e machista do prefeito Sebastião Melo (MDB) e rechaça veementemente a postura da PGM, que comemora publicamente como uma vitória o despejo de mulheres que sofreram violência e que têm no local o abrigo e o acolhimento tão necessários.

Para angariar recursos para gastos com ônibus, alimentação e panfletos sobre a luta da Mirabal, a Casa está aceitando doações de qualquer valor, através da chave PIX pelo email [email protected].

Confira abaixo a nota completa publicada no Instagram da Mirabal

Notícias relacionadas

A Comissão Eleitoral do pleito de 2024 do CPERS Sindicato …

13/09/2024

Seguindo as orientações do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e …

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) …

12/09/2024

Jovens que nem trabalham e nem estudam ou jovens que …