Nesta semana, o CPERS realizou o Encontro dos Funcionários nos Núcleos de Erechim (15º) e Ijuí (31º) com a participação de centenas de funcionários que receberam informações importantes da assessoria jurídica do Sindicato, que apresentou também uma análise dos Projetos de Lei que tramitam na Assembleia Legislativa. Eles também puderam esclarecer dúvidas sobre questões jurídicas e funcionais com a auxiliar administrativa do CPERS, Maria Elizabeth Amorim, do Serviço de Atendimento ao Sócio – SAS.
Em Ijuí, a iniciativa foi realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários e contou com a presença de 200 funcionários de escola do município e das cidades de Santo Ângelo e Cruz Alta. Na ocasião, a tesoureira do CPERS, professora Ida Dettmer, apresentou uma análise da conjuntura política atual com dados sobre a situação financeira do Estado e a tentativa do governo em penalizar os servidores públicos pelo déficit do Rio Grande do Sul. Além disso, alertou sobre ameaça de retrocesso para a educação caso seja aprovado projeto que prevê o fim do regime de partilha dos royalties do Pré-Sal. Os funcionários também puderam prestigiar a apresentação teatral do grupo “Vir a ser teatro”.
Em Erechim, a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, destacou a importância da união dos educadores e a continuidade das fortes mobilizações realizadas para não permitir que o governo retire direitos históricos.
Nos dois Encontros, a diretora do Departamento de Funcionários do CPERS, Sônia Solange Viana, destacou a importância da profissionalização, através do ProFuncionário, e a busca pela conquista do Piso Salarial Nacional, ambos em pauta na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE. “Nossa luta é pela valorização e profissionalização dos funcionários de escola, com ênfase no reconhecimento como educadores. Esse reconhecimento deve vir também por parte do governo e da comunidade escolar, bem como na participação em espaços da escola, conselhos escolares e nas direções. O ensino não se resume a sala de aula. Todo espaço da escola é educativo. E os funcionários são parte fundamental desse processo”, salientou Sônia.
No próximo dia 30, a partir das 9 horas, ocorre o Encontro Estadual dos Funcionários de Escola no Centro de Eventos do Plaza São Rafael.