Guaporé foi palco do Encontro Regional dos Aposentados


13938412_1270765019654190_5725401172055865410_n

Dando continuidade aos Encontros Regionais dos Aposentados pelo Estado, nesta sexta-feira, dia 12, foi a vez do 3º Núcleo – Guaporé sediar o evento. O encontro realizado no espaço Pesque Pague da Vinícola Giaretta, contou com a participação de cerca de 180 aposentados dos Núcleos de Bento Gonçalves, Montenegro, Caxias do Sul e Guaporé.
Os participantes obtiveram informações importantes com a Assessoria Jurídica do Sindicato, assistiram a palestras sobre saúde mental, sexualidade e temas de interesse da categoria e conheceram as políticas do CPERS voltadas especialmente para eles. A palestra “Sexualidade na Terceira Idade”, proferida pela médica e professora Rejane Mello de Souza ganhou destaque nas atividades.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, destacou a importância dos aposentados na luta, ressaltando os principais desafios que a categoria enfrentará pela frente.

Concurso de teatro, poesia e muita diversão
Palestras, músicas, danças, corais e teatro foram algumas das atividades apresentadas pelos aposentados dos quatro Núcleos. Todos foram protagonistas de uma confraternização alegre, informativa e muito divertida.
Na oportunidade, o coral do Núcleo de Bento Gonçalves estreou trazendo músicas emocionantes para os professores e funcionários de escola presentes.
O lançamento do livro Maturidade em Belos Versos foi realizado pela diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber. A obra apresenta mais de 60 poesias de aposentados sócios do CPERS. Diversos autores estavam presentes e recitaram poesias e concederam autógrafos.
A diretora do Departamento de Cultura, Alda Maria Bastos Souza apresentou as quatro peças que participaram do Concurso de Teatro do CPERS. O núcleo de Guaporé apresentou duas obras “Escola pura sabedoria” e “Professor em Construção”, já Bento Gonçalves trouxe “Vivências de sala de aula” e “A morte Del Nono”. O vencedor do dia foi a peça, “Professor em Construção”, texto de autoria da professora aposentada, Helena Maria Vicali. A obra é um releitura do poema “Operário em Construção, escrito por Vinícius de Moraes em 1956, que descreve o trabalho como base da vida humana e o processo de construção de sua consciência social. A professora tinha o obra escrita desde 1977 e ficou muito feliz por ter a oportunidade de apresentá-la no Concurso de Teatro do CPERS.
Para aqueles que desejam participar do Concurso de Teatro basta formar um grupo com cinco integrantes, organizar uma peça teatral de tema livre e apresentá-la no Encontro dos Aposentados que ocorrerá na região.

13903300_1270763796320979_365944112291532093_n

Notícias relacionadas

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …

O CPERS informa que entre os dias 31 de dezembro de …

Foi publicada nesta terça-feira (24), a Portaria Interministerial MEC/Fazenda n.º …

26/12/2024