Funcionários(as) de Escola de Porto Alegre e Gravataí participam de Encontro Regional promovido pelo CPERS


Educadores(as) da capital e de Gravataí lotaram o salão de Atos Thereza Noronha, na sede estadual do CPERS, para acompanhar o Encontro Regional dos(as) Funcionários(as) de Escola, nesta quinta-feira (04). A iniciativa contemplou os Núcleos 38º, 39º e 22º.

Logo após as boas-vindas dos diretores dos Núcleos participantes, Denia Denise da Silva Goulart (22º), Julio Flores (38º) e Christiane Ribeiro Gomes (39º) ocorreu a apresentação de dança do grupo de Aposentados Magister.

Para fazer a análise da conjuntura política atual, o Encontro contou com a avaliação da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer. 

“Não só seis meses de Eduardo Leite, mas sim o quinto ano de um projeto de governo. Ele tem a mesma política de Sartori. Leite pegou quatro anos prontos. Todas as PECs que lutamos tanto para não passar, Leite agora pode aprovar porque tem votos na Assembleia. E isso é a conseqüência dos votos depositados nele. Somente a nossa forte pressão pode impedir o avanço dos ataques contra os nossos de direitos. Precisamos estar atentos e descartar quem vota contra os trabalhadores”, observou.

Helenir também ressaltou a importância da participação de todos(as) na Dia de Paralisação da Educação, 13 de agosto, chamado pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE). “Nesse dia temos que fechar todas as escolas e mostrar a nossa força”, concluiu.

Mostrando o cartaz da CNTE que traz em destaque a frase “Heróis Invisíveis” a coordenadora do Departamento de Funcionários do CPERS, Sônia Solange dos Santos Viana, falou da importância dos funcionários(as) nas escolas, destacando o valor do trabalho de cada um. “O sistema brasileiro nos empurra para uma invisibilidade social. Mas quem tem que começar a romper isso? Somos nós mesmos. Quando eu penso em escola, quem vem em primeiro lugar? São os funcionários. Precisamos nos reconhecer como fundamentais no cotidiano das escolas e exigir respeito e valorização”.

Durante o Encontro, os(as) educadores(as) relataram situações que enfrentam nas escolas,  entre elas a falta de materiais e estrutura adequada para a realização do trabalho, o número insuficiente de funcionários(as) nas escolas, o que leva muitas vezes a sobrecarga de trabalho e desvio de funções, e a constante desvalorização.

“Nós somos uma baita pedra nos sapatos dos governantes, por isso somos tão atacados. Mas vamos lutar até que nos respeitem. Para trabalhar com criança em nossas escolas tem que ter talento. É o que nós temos”, destacou Climeia Nobre, funcionária de escola, vice-diretora da E.E.E.M. José do Patrocínio e responsável pela coordenação dos trabalhos durante o evento.

“Com seis meses desse governo nós já sentimos o que vai ser, ele está tornando a nossa vida ainda mais difícil. As nossas condições são muitos precárias nas escolas, colegas que estavam em licença-saúde foram dispensados. É um momento muito difícil, mas é um momento de organizar a luta, de nos organizar nas escola . Nomeado ou contratado temos o direito de ficar doentes. Muitos colegas doentes estão com medo de colocar atestado, para não serem demitidos. Mas, que Eduardo Leite saiba que nós vamos em defesa dos nossos colegas contratados”, analisou Rosane Moreira Jardim, merendeira em Gravataí.

As informações e as atualizações sobre o IPE Saúde foram repassadas pela coordenadora do Departamento de Saúde, Vera Lessês.

O advogado Pedro, da assessoria jurídica do CPERS, representada pelo escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, apresentou informações referentes as consequências da Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro e, de forma mais específica, de que forma prejudicam a aposentadoria dos(as) funcionários(as) de escola.

Na estrada desde o dia 16 de maio, já foram realizados 14 Encontros Regionais, que contemplaram 37 núcleos do Sindicato. Foram milhares de funcionários(as) beneficiados com informações e esclarecimentos sobre seus direitos, bem como sobre o conhecimento da trajetória de lutas e conquistas desta significativa parcela da categoria.

 

Notícias relacionadas