Na tarde desta quinta-feira (19), a Frente dos Servidores Públicos (FSP) realizou a sua segunda reunião de trabalho de 2023, no Sindicaixa. O CPERS é uma das entidades que integra o grupo.
Durante a reunião, os trabalhadores(as) das esferas do serviço público federal, estadual e municipal debateram a luta contínua contra o Teto de Gastos (EC 95), a Reforma Trabalhista (Lei № 13.467), a Reforma da Previdência (EC 103), a Reforma Administrativa (PEC 32), a luta contra a MPV 1156/2023 (extinção da Funasa), e a participação massiva das entidades no Fórum Social Mundial (FSM).
No âmbito estadual, ficou acordado que a FSP entregará um ofício à Casa Civil solicitando uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB), elencando as principais reivindicações dos servidores(as), como o reajuste salarial das categorias, respeito à Lei do Piso Nacional do Magistério, defesa do IPE Saúde, fim da contribuição previdenciária para os aposentados(as), reajuste do vale-refeição, entre outros.
O 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, explica que o objetivo da entrega do documento é para que, de forma unitária, seja aberta uma mesa de diálogo e negociação para tratar as questões salarias, funcionais e previdenciárias dos servidores(as) públicos(as) gaúchos(as).
“O êxito dessas iniciativas está muito ligado a unidade dos sindicatos e a capacidade e disposição de mobilização e dialogo. O CPERS participa ativamente e saúda a iniciativa”, conclui Saratt.
Outro encaminhamento do encontro é para que na próxima terça-feira (31), todas as entidades participem do ato de posse dos deputados e deputadas estaduais, com o objetivo de mostrar contrariedade ao aumento salarial concedido pelo governo Leite aos parlamentares (16%), para o governador (32%) e para o vice-governador (47%).
A próxima reunião da FSP será na quinta-feira (26), às 17h, no Sindicaixa.
Fotos: João Santos e Silva (Sindicaixa).