A Caravana do CPERS – na Luta pela Educação Pública, chegou nesta quinta-feira, dia 09 de junho, no 26º Núcleo – Frederico Westphalen. As atividades no Núcleo começaram às 7h30, a direção do Cpers e representantes dos Núcleos visitaram as principais escolas da cidade. Por volta das 10h, os conselheiros dos municípios que abrangem o Núcleo, reuniram-se para discutir as principais reivindicações da categoria, assim como analisar o atual cenário do governo Sartori, que insiste em ameaçar constantemente os educadores. “A ideia principal dessa plenária são os conselheiros disseminarem para os demais educadores a nossa conversa, no objetivo de informar e mobilizar a categoria” afirmou o diretor do 26º Núcleo, Aílton Solano Costa de Lima.
No encontro a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, destacou a importância da mobilização da categoria para próxima terça-feira, 14 de julho, na Assembleia Legislativa, para a votação do anteprojeto, Lei de Diretrizes Orçamentárias -LDO. “Todas as conquistas que tivemos, não foi de graça. Não foi dentro da sala de aula. Nós estamos em um processo defesa dos nossos direitos. Precisamos de toda a categoria unificada para não deixar que a LDO seja aprovada”, afirma.
Os educadores da Caravana se dividiram em grupos para visitar as instituições dos 11 municípios que integram o 26º Núcleo. A passagem da Caravana em Frederico Westphalen, contemplou 80% das escolas da região, atingindo aproximadamente 75% dos professores e funcionários de escola do Núcleo.
Caravana completa em mês na estrada
Debater junto à base da categoria, quais as próximas ações para garantir que os direitos dos professores e funcionários de escola não sejam atacados, esse é o principal objetivo da Caravana – na Luta pela Educação Pública. A Caravana completa nesta quinta-feira, 9 de julho, um mês mobilizando, informando e ouvindo a categoria. Foram 14 núcleos do Sindicato visitados: Pelotas, Rio Grande, Camaquã, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santiago, Ijuí, Cruz Alta, Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Três Passos, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Nem mesmo as constantes mudanças climáticas sol, chuva, calor e frio nesses dias, foram capazes de parar os educadores que sabem o que querem e buscam seus direitos.
A professora aposentada Arlete Avila da Rosa, representante do 6º Núcleo – Rio Grande, está na terceira semana da Caravana e tem orgulho de estar na luta desde que entrou no Magistério. “Lembro-me que fechávamos as escolas e íamos para a rua reivindicar nossos direitos. Sinto que a Caravana esta conseguindo obter o objetivo, de mobilizar a categoria para lutarmos todos juntos pelos nossos direitos. Eu sou aposentada, mas inativa nunca. Estou sempre na Luta”, afirma.
Helenir avalia o primeiro mês de Caravana como positivo e satisfatório, em um crescente estado de mobilização. “Pelos núcleos que passamos, podemos ver que os professores e funcionários de escola estão sensibilizados e mobilizados para juntos irmos a luta”, concluiu.
A Caravana – na luta pela Educação Pública retornará a estrada no dia 11 de agosto, após as férias escolares de inverno. O calendário da Caravana foi aprovada na última Assembleia Geral, dia 26 de junho, no Gigantinho.