Fórum Nacional de Educação do Campo denuncia extinção do Pronera


No último dia 20 de fevereiro o governo Bolsonaro empreendeu mais um ataque brutal contra a qualidade da educação no Brasil. 

O Decreto 10.252/2020 altera a estrutura regimental do Incra e também extingue a Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania, responsável pela gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e, consequentemente, elimina a política de educação do campo no país.

Em protesto, o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) lançou uma nota em defesa do Pronera e o direito das populações rurais à educação do campo.

A nota denuncia que, após 20 anos de luta por educação do campo o governo “extingue o lugar político da elaboração e gestão de uma das maiores políticas públicas de educação, no Brasil”.

▶ Saiba como receber notícias do CPERS por whatsapp

No Rio Grande do Sul este é mais um golpe que as escolas do campo enfrentarão. Desde o ano passado o CPERS vem denunciando as diversas tentativas de fechamento dessas importantes instituições. 

Preservar a educação do campo é cuidar da manutenção dos jovens no campo, do fortalecimento da agricultura familiar e da própria sobrevivência de culturas locais contra o avanço do capital. 

Confira a íntegra da nota do Fonec:

Notícias relacionadas