Na manhã desta sexta-feira (23), a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, participou do II Fórum Estadual de Inspetores de Ensino, Orientadores Educacionais e Supervisores Escolares, que teve como tema “Rupturas no contexto atual: Para onde vai a educação?”. O evento ocorreu na sede da Famurs, em Porto Alegre.
A mesa temática, “A conjuntura atual: o hoje e o amanhã” foi composta pela presidente do CPERS, pela Dra. Patrícia Collat Feijó, pelo professor Doutor Sérgio Franco, da UFRGS. O mediador foi o professor Doutor Paulo Peixoto Albuquerque. Os convidados debateram os desafios da educação pública diante da atual crise financeira e política do Estado e do país.
Helenir analisou a conjuntura política atual, destacando que a educação pública e os educadores vivem sob constantes ameaças de retirada de seus direitos históricos. Ressaltou também que frente aos ataques do governo Sartori e do presidente ilegítimo, Michel Temer, é preciso mais do que nunca a união da classe trabalhadora. “A resistência do movimento que temos que fazer é impedir todas essas mudanças propostas pelos dois governos. Fazer com que todos os projetos do governo que estão na Assembleia Legislativa, que visam somente à retirada de direitos, não sejam aprovados. E essa resistência também precisa ser feita na questão educacional. Não é possível um governo não ficar ruborizado em ir para à frente da televisão e dizer que fechará 2000 turmas e abrirá presídios. Esses são alguns dos nossos desafios. O momento atual é de forte resistência. O tempo não é de avançarmos, mas sim de resistirmos para não perdermos o que conquistamos com muita luta”, afirmou Helenir.