Forte participação de educadores(as) marca Encontro de Funcionários(as) em Guaporé


Atentos e participativos, os(as) funcionários(as) de escola de Guaporé, Bento Gonçalves e Caxias do Sul participaram, nesta quarta-feira (19) do Encontro Regional dos(as) Funcionários(as) de Escola.  No decorrer do dia, eles acompanharam orientações e sobre seus direitos, informações sobre as consequências da Reforma da Previdência, análise da conjuntura política atual e a importância das mobilizações da categoria, além de atividades culturais.

O Encontro teve a presença da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, da vice-presidente, Solange Carvalho e do 2º vice-presidente, Edson Garcia. E também contou com os(as) diretores(as) dos Núcleos de Bento Gonçalves, Juçara de Fátima Borges e de Caxias do Sul, David Orsi Carnizella.

Na abertura, o diretor do 3º Núcleo – Guaporé, Alexandre Zanluchi, destacou a importância do evento. “Agradeço a cada um de vocês que está aqui hoje para pensar, aprender e refletir sobre a vida profissional. Vocês são fundamentais em nossas escolas. Somos gratos por poder integrar esta oportunidade”, afirmou.

Para dar as boas vindas ao público, a professora Bertolina Emilia Miotto, declamou a poesia Um Sindicato Aguerrido, em homenagem a todos(as) educadores(as), em especial aos(as) funcionários(as) de escola. O poema, de autoria da professora Maria Elizabette Batista Machado, integra o livro Maturidade em Belos Versos, fruto do concurso de poesias dos aposentados, realizado em 2016.

“Nós, juntos, somos muito mais fortes, este é um momento de reflexão como trabalhadores e trabalhadoras de educação e também como brasileiros, que unidos têm que lutar contra a reforma da previdência”, observou Solange.

Dando início aos debates do dia, Helenir apresentou uma análise sobre o movimento sindical na conjuntura atual, não sem antes salientar que os(as) funcionários(as) de escola são essenciais nas escolas e devem ser reconhecidos como educadores(as). “Vocês são aqueles que conhecem como ninguém os nossos alunos e seus pais. A sociedade tenta deixar vocês invisíveis, mas vocês são imprescindíveis. São educadores, sim”, frisou.

Helenir lembrou que o CPERS, através da Caravana em Defesa da Educação, realizada em 2018, percorreu o estado mostrando a diferença dos projetos que estavam em disputa nas eleições. “Apontamos que o Leite seria a continuidade da política do governo Sartori. Bolsonaro falou o que a sociedade queria ouvir, acabar com o problema da segurança. Mas ninguém foi ver a trajetória dele como deputado. Nós pagamos o preço da nossa desinformação. Por isso, é imprescindível acompanhar e fiscalizar como votam aqueles que elegemos”, destacou.

Na sequência, a diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador, do CPERS, Vera Maria Lesses, apresentou o tema Assédio no trabalho. Entre os pontos destacados, ela explicou o que configura assédio moral e o que pode ser feito caso o(a) funcionário(a) passe por isso.

O advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS, representada pelo escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, falou sobre as mudanças na previdência para os(as) funcionários(as) de escola.

Pela regra atual, as funcionárias de escola podem se aposentar aos 55 anos, com 30 anos de contribuição. Já os funcionários estão aptos a se aposentarem aos 60 anos de idade e com 35 anos de contribuição.

Caso a proposta da reforma seja aprovada, as funcionárias de escola terão de ter idade mínima de 62 anos mais 25 anos de contribuição. Os funcionários, 65 anos de idade mais 25 anos de contribuição.

Dando início as atividades da tarde, o grupo Dança e Arte, formado por professoras aposentadas, realizou a dança que representou o 3º Núcleo – Guaporé no Encontro Estadual dos Aposentados, em 2018.

A diretora do Departamento dos(as) Funcionários(as) de Escola, responsável pela organização dos Encontros, Sonia Solange dos Santos Viana, destacou a importância dos(as) funcionários reconhecerem-se como educadores(as), os benefícios da formação através do Profuncionários, os direitos e a trajetória de lutas e conquistas desta parcela significativa da categoria. “A saída da invisibilidade social para a qual o sistema nos empurrou, é nos reconhecermos como educadores de fato e participar de espaços como as reuniões pedagógicas”, observou.

Finalizando o Encontro, a funcionária de escola e representante do CPERS no Conselho Estadual de Educação, Dulce Delan, trouxe informações importantes sobre a  Legislação voltada ao funcionário de escola. Ela esclareceu questões como o horário de trabalho e as competências de cada cargo e o que caracteriza desvio de funções, entre outros aspectos previstos na legislação. “Vivemos tempos duros, por isso, mais do que nunca, conhecermos os nossos direitos é fundamental”, afirmou.

Os Encontros Regionais de Funcionários(as) de Escola iniciaram em maio e percorrerão todos os 42 Núcleos do Sindicato. Fique atento às datas dos próximos encontros regionais e participe. “Temos mais do que nunca que estar juntos para evitarmos que os nossos direitos sejam retirados.

 

26/06:
2º Núcleo – Santa Maria
Núcleos participantes: Santa Maria, Cachoeira do Sul e Santiago
Local: Salão Comunitário São José dos Mellos, em Júlio de Castilhos
Das 8h30 às 16h

27/06:
18º Núcleo – Santa Cruz do Sul
Local: Sociedade Ginástica de Santa Cruz (Rua 28 de setembro, 227, Centro – Santa Cruz do Sul)
Das 8h30 às 16h

03/07:
42º Núcleo – Camaquã
Local: Sindicato dos Municipários de Camaquã (Rua Marcírio Dias Longarai, 130, bairro Olaria – Camaquã)
Das 9h às 17h

04/07:
38º e 39º Núcleos – Porto Alegre
Local: Salão de Atos Thereza Noronha (Av. Alberto Bins, 480, 9º andar, Porto Alegre)
Das 9h às 17h

 

Notícias relacionadas