Famurs recomenda prefeituras a antecipar vacinação de educadores no RS


Em Assembleia Geral realizada na manhã desta terça-feira (11), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) decidiu orientar as prefeituras a antecipar a vacinação da covid-19 para profissionais da educação das redes municipais, estadual e privada. 

Até o momento, a imunização da categoria foi iniciada ou está em vias de começar nos Municípios de São Leopoldo, Esteio, Bagé e Campo Bom.

Durante a reunião, ficou definido que a Famurs emitirá uma nota orientativa a respeito da vacinação dos profissionais, considerando a realidade de cada município.

A decisão da Famurs também já foi comunicada à secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann.

O CPERS saúda a iniciativa da Famurs e das Prefeituras que já começaram, diante da inércia dos governos federal e estadual, a vacinação da categoria. 

Ressaltamos, no entanto, que uma política ampla e coordenada de imunização dos educadores se faz necessária, pois campanhas pontuais e localizadas terão efeito reduzido para evitar a contaminação da comunidade escolar.

Frente à incompetência do Ministério da Saúde, é necessário que Eduardo Leite (PSDB) busque alternativas para proteger a vida da categoria, estudantes e familiares.

Municípios exigem distribuição igualitária e proporcional da vacina da Pfizer

Os gestores também exigiram a distribuição igualitária e proporcional das vacinas, principalmente das doses da Pfizer, que teve o primeiro lote destinado apenas para as capitais brasileiras devido às condições de armazenamento, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.

Os presidentes das regionais também manifestaram que é preciso uma postura mais ativa do governo do Estado junto ao governo federal para a distribuição de mais vacinas.

A Famurs emitirá em nota a exigência dos municípios e que, caso os mesmos não tenham as condições necessárias de armazenamento do imunizante, que exige um armazenamento entre -25°C e -15°C, que haja compensação de doses dos demais fabricantes.

Notícias relacionadas