A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou um manifesto público a respeito das atividades presenciais da educação básica durante a pandemia.
No documento, a instituição destaca a vacinação como imprescindível para o retorno presencial. Também critica a falta de políticas de saúde adequadas e o grave momento que o estado atravessa, reafirmando o compromisso e apoio à população em defesa da vida.
“Afirmamos estar juntos com essas comunidades, no sentido de defender que a vacinação em larga escala, as condições de higienização e a disponibilização de materiais necessários para a prevenção de contágio são imprescindíveis para um retorno às atividades presenciais. ”
O documento também defende que qualquer política de retorno a atividades presenciais deva ser antecedida de ampla discussão com as categorias e suas entidades representativas, com as famílias e com as universidades, visando a construção de um planejamento conjunto com a comunidade escolar.
Por fim, a UFPEL se colocatf à disposição dos órgãos responsáveis pela educação no município de Pelotas e região para colaborar com o planejamento e a elaboração dessas ações sociais e educativas.
Veja o manifesto na íntegra: