Nesta terça-feira (30), mais dois núcleos do CPERS receberam as etapas regionais da 6ª Mostra Pedagógica do Sindicato. Desta vez, educadoras(es) e estudantes das regiões de Osório (13º Núcleo) e Santa Cruz do Sul (18º Núcleo) apresentaram iniciativas desenvolvidas no chão das escolas estaduais.
A Mostra tem se consolidado como um espaço enriquecedor, que contempla diferentes temas e áreas do conhecimento, valorizando a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo das(os) estudantes. As apresentações representam a culminância de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo do ano, evidenciando reflexão, criticidade e a construção ativa do conhecimento no contexto escolar.
Mostra Pedagógica do 13º Núcleo destaca projetos sobre leitura e justiça ambiental
No 13º Núcleo do Sindicato, a Mostra foi realizada na EEEM Ildefonso Simões, em Osório, e contou com a presença do 2° vice-presidente do CPERS e coordenador da Comissão de Educação do Sindicato, Edson Garcia, e da diretora Sandra Silveira, que também integra a Comissão.
A exposição contou com seis trabalhos que abordaram temas diversos e fundamentais, como sustentabilidade, o impacto das mudanças climáticas no contexto das desigualdades sociais, além do incentivo à leitura com ênfase nas histórias em quadrinhos, entre outros projetos com abordagens interdisciplinares e reflexivas.
O evento reuniu estudantes, educadoras(es) e toda a comunidade escolar para apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, promovendo uma importante troca de experiências e o fortalecimento do processo de construção da aprendizagem. A atividade abordou temáticas diversas, reforçando o compromisso com uma formação cidadã conectada às questões urgentes da sociedade.
Edson Garcia abriu o encontro ressaltando a relevância da Mostra como parte fundamental do processo de valorização das(os) profissionais da educação: “É uma grande satisfação participar de mais uma Mostra Regional. Acompanhá-las, desde a primeira, e perceber o quanto evoluiram faz aumentar o respeito e a admiração por nossos professores e funcionários.Também registro a alegria em contarmos com estudantes tão especiais, envolvidos e criativos, desenvolvendo projetos que nos fazem refletir sobre qual sociedade queremos construir e fortalecer. O 13⁰ Núcleo está de parabéns!”
O dirigente também destacou que a falta de reconhecimento por parte do governo Eduardo Leite (PSD) impacta diretamente o cotidiano da categoria: “Gostaríamos de ter um governo que realmente reconhecesse o que fazemos, que nos pagasse o que merecemos e não retirasse nossos direitos. Porém, essa não é a realidade. Após muitos anos em sala de aula, preciso dizer que este é um momento difícil para os educadores, pois estamos enfrentando uma perda constante de direitos.”
A diretora Sandra também manifestou seu apoio e reconhecimento ao evento: “Os educadores conseguem se superar a cada dia, apesar de todos os problemas. Mas nada que a luta e a força de vontade não possam mudar. Nós somos resistência, sempre, e precisamos lembrar disso. Governos passam, e nós permanecemos!”
Entre os projetos apresentados em Osório, a EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos (Polivalente), sob a orientação da professora Camila Knebel Fenner, participou da Mostra com a iniciativa “Incentivo à Leitura na Educação Básica: Expedição ao Mundo dos Quadrinhos”. A professora e o aluno Otávio de Souza explicaram que o projeto faz parte de um concurso anual de HQs (histórias em quadrinhos), que tem como objetivo estimular a criatividade e o gosto pela leitura.
Com tema livre, as(os) estudantes desenvolvem suas próprias histórias em quadrinhos, podendo escolher os temas de forma individual ou em grupos. Além disso, o esforço das(os) participantes é valorizado por meio de premiações, como medalhas e certificados, que reconhecem o empenho e a dedicação das(os) alunas(os) a cada edição do concurso.
Outro projeto apresentado foi o “Racismo Ambiental”, da EEEB Prudente de Moraes, na área de Ciências da Natureza. O objetivo da iniciativa é conscientizar a comunidade escolar e a sociedade sobre como os impactos ambientais atingem de forma desproporcional as populações mais vulneráveis, com foco no litoral norte do RS, especialmente em Capão da Canoa.
Os alunos Gabrielly da Borba Orige e Murilo Ramos Thomas, sob a mediação do professor Eduardo Ruppenthal, ressaltaram que o projeto começou com uma importante pesquisa e trouxe à tona um debate urgente e fundamental, sendo, assim, uma forma de denúncia social e um incentivo à formulação de políticas públicas.
Por fim, os trabalhos foram avaliados pela comissão avaliadora, composta por Jonas José Seminotti e Ilca Cleusa do Amaral Pinto. Representando o 13º Núcleo, acompanharam a atividade Marli Aparecida de Souza (diretora-geral) e Marisa Beck Marques (vice-diretora).
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados na etapa regional do 13° Núcleo (Osório):
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: As Lagoas de Osório/RS
Escola: EEEB Prudente de Morais (Osório)
Projeto: Mudanças Climáticas
Escola: EEEB Prudente de Morais (Osório)
Projeto: Olhai os Livros da Biblioteca
Escola: EEB Sagrada Família (Morrinhos do Sul)
> Ensino Médio:
Projeto: Incentivo à Leitura Na Educação Básica – Expedição Ao Mundo Dos Quadrinhos
Escola: EEEM Maria Teresa Vilanova Castilhos (Polivalente) – (Osório)
Projeto: Energias Limpas – Eólica e solar
Escola: EEEB Prudente de Morais (Osório)
Projeto: Racismo Ambiental
Escola: EEEB Prudente de Morais (Osório)
Em Santa Cruz do Sul, reflexões críticas e sustentabilidade inspiram a tarde
Em Santa Cruz do Sul (18º Núcleo), 11 projetos foram apresentados na EEEB Estado de Goiás. Cultura, arte, racismo e sustentabilidade foram os temas que conduziram a tarde nesta edição regional. Os trabalhos desenvolvidos propuseram reflexões críticas da realidade e inovações rumo a uma alternativa sustentável de vida.
Para Andréa Nunes da Rosa, diretora da Comissão de Educação, o evento é a expressão de um trabalho de resistência feito pelas comunidades escolares: “Esses espaços têm cumprido uma tarefa muito importante que é dar visibilidade para os trabalhos desenvolvidos pelos nossos profissionais. A 6ª Mostra do CPERS está mostrando que, apesar de todas as mazelas, os desafios e a dureza desse governo estadual, nós temos um trabalho de excelência. A nossa escola pública resiste e resistirá”.
O diretor do CPERS, Elbe Belardinelli, que também compõe a Comissão de Educação do Sindicato, esteve presente no evento e reiterou a importância do espaço para a educação pública: “A mostra novamente demonstra essa característica de unir professores, estudantes e funcionários em torno de projetos inovadores e necessários. Essa é a coisa mais importante que acontece nas nossas escolas gaúchas: a competência e a capacidade dos nossos profissionais e alunos”.
Sandra Santos, diretora da entidade, enfatiza que o espaço é um momento de síntese, visibilidade e valorização da prática escolar, transformando os trabalhos em experiências coletivas de aprendizagem: “A oportunidade que a 6ª Mostra oferece é a de representar toda a construção feita em sala de aula. Professores e alunos podem fazer desse evento uma exposição dos trabalhos desenvolvidos, criando ambientes pedagógicos de construção e aprendizagem”.
Este é o exemplo do projeto “As Origens da Tua Fala: o racismo estrutural através das palavras”, da escola EEEM Vera Cruz (Polivalente). O trabalho teve como objetivo ampliar o pensamento crítico das(os) estudantes sobre o racismo estrutural, ainda conservado em expressões que carregam um histórico ligado a esteriótipos pejorativos da população negra. Com a pesquisa, as(os) alunas(os) puderam compreender a influência etimológica africana na formação identitária brasileira.
Para o professor de língua portuguesa responsável pela proposta, Lucas Niederaurer, a relevância da Mostra no desenvolvimento das(os) estudantes é certificada: “O evento é de extrema importância para a aprendizagem do aluno, principalmente na forma de explorar as maneiras de estudo. O processo de pesquisa, a procura de temas que sejam condizentes com a realidade das turmas e a participação no evento, acabam apresentando para eles o desafio de falar para outros jovens sobre as suas constatações”.
Para o aluno Bruno Henrique Gaz, da EEEF Frederico Augusto Hannemann, a tarde foi de satisfação: “Estou muito feliz por estar aqui, porque esse projeto é muito importante para a reciclagem de materiais eletrônicos”. O trabalho em que Bruno participou se chama “Robótica Educacional como Ferramenta Pedagógica: explorando tecnologia e criatividade”, que construiu robôs funcionais a partir de materiais recicláveis. O processo resultou na reflexão dos papéis da sociedade na preservação do meio ambiente, aliado ao estudo de eletrônica e robótica.
Representando o 18º Núcleo na atividade, participaram a diretora-geral, Cira Kaufmann, a vice-diretora, Maria das Graças, a representante 1/1000, Miriam Neumann, e a representante 1/1000 suplente, Cristina Freitas.
A comissão avaliadora dessa edição foi composta por Ana Maria Rezende Alves, Tania Maria Coletto da Silva e Julia Rejane de Souza.
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados na etapa regional do 18° Núcleo (Santa Cruz do Sul):
> Ensino Fundamental – Anos iniciais:
Projeto: As Formigas
Escola: EEEF Professor José Wilke
Projeto: Composteira e Chorume na Escola
Escola: EEEF Professor José Wilke
Projeto: Mão que Criam, Corações que Sentem
Escola: EEEM Monte das Tabocas
> Ensino Fundamental – Anos finais:
Projeto: Intolerância Religiosa e Justiça Socioambiental: os desafios da diversidade cultural no Brasil contemporâneo
Escola: EEEM Crescer
Projeto: Robótica Educacional como Ferramenta Pedagógica: explorando técnologia e criatividade
Escola: EEEF Frederico Augusto Hannemann
> Ensino Médio:
Projeto: Exposição Humanidades: olhares artísticos e culturais na escola
Escola: EEEM Estado de Goiás
Projeto: As Origens da Tua Fala: o racismo estrutural através das palavras
Escola: EEEM Vera Cruz
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
>> Confira, nos links, mais fotos das Etapas Regionais da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS em Osório e em Santa Cruz do Sul:
➡️ Santa Cruz do Sul (18° Núcleo):
➡️ Osório (13° Núcleo):