Escolas do 12° Núcleo reafirmam o papel social da educação pública durante a Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica


Nesta terça-feira (7), o CPERS realizou, em Bento Gonçalves (12º Núcleo), mais uma edição regional da 6ª Mostra Pedagógica do Sindicato, sediada na EEEF General Bento Gonçalves. O evento reuniu educadoras(es), estudantes e comunidades escolares em uma jornada de trocas, aprendizado e valorização das práticas desenvolvidas nas escolas públicas da região.

As apresentações revelaram experiências que dialogam com temas urgentes da sociedade, unindo criatividade, compromisso social e formação crítica. Em um cenário marcado pela precarização imposta pelo governo Eduardo Leite (PSD), a Mostra reafirma o papel da escola pública como espaço de resistência, reflexão e construção coletiva do conhecimento.

Para o 2º vice-presidente e coordenador da Comissão de Educação do CPERS, Edson Garcia, a edição em Bento Gonçalves se destacou pelo engajamento das(os) estudantes e pelo foco no tema da sustentabilidade. Ele ressaltou que a participação de crianças e jovens em projetos voltados à consciência ambiental reforça o papel transformador da escola pública. 

“A Mostra Regional do 12º Núcleo foi muito representativa no sentido da gente ter inúmeras crianças do Ensino Fundamental envolvidas em projetos desde cedo e, nos projetos do Ensino Médio, o foco na sustentabilidade, que é um tema que hoje é prioritário para nós quando pensamos em educação. Temos o dever de pensar em educação ambiental, em sustentabilidade e em meio ambiente. Os grupos estavam entrosados com os projetos e isso faz total diferença”, afirmou. 

Ele destacou ainda que o caráter coletivo dos trabalhos apresentados reflete um dos pilares da educação pública: a construção conjunta do conhecimento, baseada no respeito à diversidade de ideias e experiências.

Estudantes apresentam projetos que unem criatividade, sustentabilidade e valorização cultural

Entre os trabalhos apresentados, o projeto “Aproveitar e Produzir Objetos Afros de Forma Sustentável” chamou a atenção pela combinação entre consciência ambiental e valorização cultural. A proposta, desenvolvida na EEEF General Bento Gonçalves, busca reutilizar materiais recicláveis na criação de brinquedos, máscaras, chocalhos e objetos decorativos inspirados na estética afro-brasileira. 

“Nosso projeto é sobre a cultura afro-brasileira, com materiais recicláveis, com coisas que a gente poderia jogar fora. A gente está fazendo brinquedos, chocalhos, cofrinhos e decorações, tudo como uma forma de reciclar e trazer essa ideia de conscientização para a escola”, explica o estudante Pedro Dal Castel Bez Batti. 

A aluna Fernanda Prudente Barbosa Castro complementa: “A gente escolheu a cultura afro porque ela é uma das mais influentes na cultura brasileira, desde a formação do país. Ela ajudou a formar nossa população e merece ser valorizada”. Ao unir sustentabilidade, criatividade e identidade, o projeto fortalece o papel social da escola pública como espaço de transformação e respeito à diversidade.

Outro importante trabalho apresentado na Mostra foi o “Irrigação Inteligente”, desenvolvido na CE São Luiz Gonzaga pela estudante Stefany Prockovski Francio. A iniciativa propõe um sistema de irrigação sustentável pensado para regiões afetadas pelas mudanças climáticas. 

Utilizando energia solar e o reaproveitamento da água da chuva, o protótipo permite a irrigação de plantações e a geração de energia elétrica por meio de um moinho com dínamo acoplado. Segundo a estudante, “a ideia é oferecer uma alternativa sustentável e de baixo custo, que possa ser aplicada em comunidades que enfrentam dificuldades com o acesso à água e energia”. O projeto se destaca por apresentar soluções criativas e acessíveis para o enfrentamento dos desafios ambientais atuais.

Representando o CPERS, estavam presentes além do 2° vice-presidente, a diretoras Juçara Borges e Vera Lessês. Pelo Núcleo, participaram o diretor-geral Leonildo da Luz de Moura e a representante de aposentadas(os), Lisete Furlan Canabarro. 

A comissão avaliadora foi composta por Neilene Lunelli, Roseli Prediger Radke e Terezinha de Fátima Frasson Pinheiro.

As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!

>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS:

> Ensino Fundamental – Anos Finais:

Projeto: Aproveitar e Produzir Objetos Afros de Forma Sustentável
Escola: EEEF General Bento Gonçalves

Projeto: Reciclar É Estilo: moda sustentável para um mundo melhor inspirado na COP 30
Escola: EEEF General Bento Gonçalves

Projeto: Descarte Consciente de Blisters
Escola: CE Padre Cobalchini

> Ensino Médio

Projeto: Uso de Biodigestor para Redução de Resíduos Orgânicos em Edifícios Públicos
Escola: CE Padre Cobalchini

Projeto: Horta Escolar Sustentável
Escola: EEEM Mestre Santa Barbara 

Projeto: Irrigação Inteligente- Água e Energia
Escola: CE São Luiz Gonzaga

> Confira mais fotos da Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS em Bento Gonçalves:

Notícias relacionadas