Novos conhecimentos, novas experiências, contato com novas pessoas, essas foram apenas algumas das oportunidades que alunos de escolas estaduais de Caxias do Sul tiveram durante a etapa regional da 4ª Mostra Pedagógica do CPERS, realizada nesta quarta-feira (9), no IEE Cristóvão de Mendoza.
Com seis escolas participantes e 42 trabalhos inscritos, esta foi a maior etapa realizada até o momento.
Para o diretor do 1º Núcleo (Caxias do Sul), David Orsi Carnizella, a grande procura pela mostra vem de um empenho conjunto do núcleo com as escolas da região.
“Como Paulo Freire dizia, a educação não deve ser imposta, mas sim construída. Por isso, aqui no 1º núcleo, nós primamos muito a questão pedagógica. No ano passado nós tínhamos 28 trabalhos, hoje estamos com 42, isso é um reflexo desse investimento. Temos que mostrar que existem sim, ótimos trabalhos sendo realizados na escola pública”, ressalta David.
A professora de linguagens EEEM Galópolis , Aline Alexandra Ramos, uma das avaliadoras dos trabalhos em Caxias, diz que eventos como as mostras oportunizam um momento de atualização.
“O nosso papel é olhar esses trabalhos e saber o que os nossos jovens estão pensando, o que eles defendem. Apoiar esses encontros é mostrar que o que é produzido na escola pública é de qualidade”, diz Aline.
O professor Carlos Ernesto Risson, coordenador dos trabalhos apresentados pela EEEM João Pilati, considera de extrema importância as mostras para ressignificar o processo de educação.
“Sair do convencional, do decorar conteúdo, faz com que os alunos sejam agentes de construção, buscando conhecimentos que sejam do interesse deles e por conta disso participem mais ativamente”, relata Carlos.
A diretora da EEEM Prof. Apolinário Alves dos Santos, Adriane Sequin, que contava com 19 trabalhos inscritos na mostra, relatou a importância dessas atividades aos alunos.
“Desde o momento que tornamos como prioridade trabalhar com pesquisa, com realização de feiras dentro da escola, com metodologias específicas, nós passamos a formar alunos mais críticos. Alunos capazes de se adaptar melhor ao mundo do trabalho. Ele saí da escola sabendo trabalhar em equipe e prontos para lidar com o diferente”, relata Adriane.
A aluna Amanda Rossa, da EET Caxias, que apresentou o trabalho “Cérebros Bilíngues”, ressalta a importância das mostra no seu aprendizado.
“Todas as pessoas que estão participando nesta mostra, estão aqui para buscar conhecimento. Aqui conhecemos outras áreas e compartilhamos muito. Eu quero ser professora, por isso estar aqui é uma experiência que vou levar para o meu futuro”, diz Amanda.
Quando indagada se pretende investir na carreira, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo magistério atualmente, a aluna é firme: “Sim! Diante de tudo que vem acontecendo, passar conhecimento é muito importante, porque conhecimento no fim é tudo que teremos”, afirma.
CONFIRA OS TRABALHOS INSCRITOS NA ETAPA CAXIAS DO SUL DA 4ª MOSTRA PEDAGÓGICA DO CPERS:
EEEM João Pilati
1 – Plásticos E Microplásticos: Uma Ameaça À Humanidade – Ensino Médio
2 – Os Malefícios Causados Pelos Agrotóxicos – Ensino Médio
EEEM Prof° Apolinário Alves dos Santos
1 – Domótica Inteligente – Ensino Médio
2 – Energia limpa através de biomassa – Ensino Médio
3 – Avaliemedic: Site avaliador de atendimento e higienização em estabelecimentos que dispõem de consultas médicas privadas – Ensino Médio
4 – Posto, Logo Existo – Ensino Médio
5 – O Caso João de Deus: a violência sexual não é o único abuso – Ensino Médio
6 – COMO TRANSFORMAR UM PARAÍSO EM UM INFERNO – Ensino Médio
7 – Isolamento Social: O próximo mal do século? – Ensino Médio
8 – Os animais domésticos, cachorros e gatos no auxílio ao tratamento da depressão de seus donos. – Ensino Médio
9 – Uma Ajuda Alternativa – Ensino Médio
10 – Especismo e a super valorização dos seres humanos – Ensino Médio
11 – As pirâmides e suas histórias – Ensino Médio
12 – Gastronomia Molecular – Ensino Médio
13 – Matéria Escura – Ensino Médio
14 – Mortandade de abelhas – Ensino Médio
15 – O Movimento Antivacina – Ensino Médio
16 – Tabela periódica – Ensino Médio
17 – Marxismo – Ensino Médio
18 – Coração artificial AbioCor – Ensino Médio
19 – Lei da atração – Ensino Médio
EEEM Melvin Jones
1 – Proteção Automotiva – Ensino Médio
2 – Governos Totalitários – Ensino Médio
3 – Clube de Ciências: Um Espaço Possível – Ensino Médio
4 – Plantas Medicinais: Um Estudo Através da Criação de Site – Ensino Médio
5 – A Depressão dos Adolescentes no Século XXI – Ensino Médio
6 – Piezoeletricidade: Utilizações Piezoelétricas – Ensino Médio
7 – Oficina de História – Séries Finais do Ensino Fundamental
8 – Oficina de Astronomia – Séries Finais do Ensino Fundamental
9 – Acessibilidade: A Importância do Braille para uma inclusão social da pessoa com deficiência visual – Ensino Médio
10 – Sistema Solar de Forma Lúdica – Séries Finais do Ensino Fundamental
11 – A CIVILIZAÇÃO DO EGITO ANTIGO – Séries Finais do Ensino Fundamental
12 – Pets: Desenvolvimento de Aplicativo Voltado aos Moradores de Caxias do Sul – Ensino Médio
EET Caxias
1 – ABORTO PRÓS E CONTRAS – Ensino Médio
2 – Cérebros Bilíngues – Ensino Médio
3 – Como a ansiedade interfere na aprendizagem dos jovens – Ensino Médio
4 – Biologia do Amor – Ensino Médio
5 – AS CAUSAS DA AMEAÇA DE EXTINÇÃO DA FAUNA NAS REGIÕES DO BRASIL – Ensino Médio
EE Presidente Vargas
1 – Semear jardins – recriar espaços do cotidiano – Séries Finais do Ensino Fundamental
EEEM Evaristo de Antoni
1 – Conhecer para Cuidar – Ensino Médio
2 – Repórter dESCOLAd@ EDA – Ensino Médio
TRABALHOS SELECIONADOS PARA A ETAPA ESTADUAL DA 4ª MOSTRA PEDAGÓGICA DO CPERS:
Ensino Fundamental:
- Sistema Solar de Forma Lúdica da EEEM Melvin Jones
Ensino Médio:
- Uma Ajuda Alternativa da EEEM Prof° Apolinário Alves dos Santos
- Energia limpa através de biomassa da EEEM Prof° Apolinário Alves dos Santos
- Cérebros Bilíngues da EET Caxias
- Os Malefícios Causados Pelos Agrotóxicos da EEEM João Pilati
INSCRIÇÕES PARA A 4ª MOSTRA PEDAGÓGICA
Atenção educadores(as), ainda dá tempo de se inscrever para a 4ª Mostra Pedagógica do CPERS, que estão sendo realizadas nos 42 núcleos do Sindicato de setembro a novembro. As inscrições podem ser feitas com até cinco dias de antecedência do evento.
Os trabalhos selecionados nas etapas regionais participarão da Mostra Pedagógica Estadual que ocorrerá na capital em data a ser definida. As experiências selecionadas na estadual serão compiladas em uma publicação especial.
Inscreva-se e participe desta importante atividade que visa valorizar os professores(as), funcionários(as) e a educação pública estadual.





