Escola pública como resistência: 6ª Mostra Pedagógica do CPERS chega a Santa Maria


Em Santa Maria (2º Núcleo), a Escola Básica Estadual Cícero Barreto foi tomada, nesta quarta-feira (3), por vozes, cores e ideias que reafirmam a força transformadora da educação pública, em mais uma Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS.

O encontro reuniu educadoras(es), estudantes e comunidade escolar em torno de práticas que dão novo significado ao cotidiano das salas de aula. Ali, foi possível enxergar o que muitas vezes é invisibilizado pelas estatísticas: a dedicação de quem transforma desafios em aprendizado, a criatividade de quem faz muito com pouco e a potência de uma juventude que, quando ouvida, assume seu lugar como protagonista de uma sociedade mais justa.

Andrea da Rosa, diretora da Comissão de Educação do CPERS, enfatizou a força da Etapa Regional em Santa Maria: “Foi um dia de muitos trabalhos maravilhosos, que mostram a potência da escola pública. Quero agradecer ao 2º Núcleo e à Escola Cícero Barreto pela acolhida, e parabenizar todos os estudantes, professores e professoras, funcionários e funcionárias, que se dedicaram a essas produções. A Mostra não é sobre metas ou premiações: é sobre reconhecimento, valorização e a certeza de que o melhor da escola está naquilo que produzimos com nossos estudantes.”

“Cada projeto aqui apresentado é prova viva de que a escola pública resiste e se reinventa todos os dias por professores e funcionários de escola. Mesmo diante da precarização, do descaso e das tentativas de privatização, seguimos firmes, porque acreditamos que a educação é direito e não mercadoria”, afirmou Leandro Parise, diretor do CPERS, que também acompanhou a Etapa Regional em Santa Maria.

Os projetos apresentados revelaram esse compromisso coletivo. Iniciativas como “Construindo Respeito, Valorizando as Diferenças”, da EBE Cícero Barreto, mostraram que a luta contra preconceitos e discriminações precisa começar na escola, formando jovens críticos e conscientes. Já o PROTEA, da EBE Professora Maria Rocha, deu voz a estudantes com Transtorno do Espectro Autista, desafiando estigmas e provando que a inclusão só é possível quando há escuta e respeito.

No mesmo sentido, o trabalho “Viver os Sentidos – Inclusão e Acessibilidade”, da EBE Cícero Barreto, emocionou ao colocar estudantes diante de experiências sensoriais que despertam empatia e compreensão sobre diferentes formas de perceber o mundo.

A diversidade também esteve no centro com o projeto “Escola de Todas as Cores”, do IEE Olavo Bilac, que transformou os corredores da escola em uma galeria de cidadania e visibilidade LGBTQIAPN+. Textos, bandeiras e expressões artísticas mostraram que as instituições de ensino são espaço de diálogo e não de exclusão, de acolhimento e não de intolerância.

Somaram-se a essas iniciativas outras experiências criativas, como a Rádio Ruschi, da EEEB Augusto Ruschi, que levou comunicação e protagonismo estudantil ao ar, e o estudo do sistema nervoso por meio de circuitos elétricos, que aproximou ciência, saúde mental e qualidade de vida. Também esteve em evidência o projeto “PRETAgonistas da Educação”, do IEE Olavo Bilac, que reafirma a luta antirracista e a valorização da pluralidade das culturas africana, afro-brasileira e indígena.

Enquanto governos tentam impor cortes, privatizações e políticas que esvaziam a educação, professores e estudantes mostraram que é na sala de aula, muitas vezes sem os recursos necessários, que se constrói um futuro mais democrático, solidário e humano.

>> Confira os projetos de Santa Maria selecionados para a Etapa Estadual:

  • Construindo Respeito, Valorizando as Diferenças (EBE Cícero Barreto)
  • PROTEA (EBE Prof.ᵃ Maria Rocha)
  • Viver os Sentidos – Inclusão e Acessibilidade (EBE Cícero Barreto)
  • Escola de Todas as Cores: Promovendo Cidadania e Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ no Ambiente Escolar (IEE Olavo Bilac)
  • Um Estudo do Sistema Nervoso através de Circuitos Elétricos Simples (CE Edna May Cardoso)
  • Rádio Rushi (EEEB Augusto Ruschi)

A Mostra Regional contou ainda com a dedicação da Comissão Julgadora, formada por Gilmar Nunes Corrêa, Guilhermes Stürmer Lovatto, Marlize Dressler e Iria Maria Balzan, responsáveis por avaliar os trabalhos apresentados.

O evento foi organizado e acompanhado pelos representantes do 2º Núcleo do CPERS: diretora-geral Maíra Lara Couto, vice-diretor Clandio Gomes Flores, diretora Eleones Souza de Oliveira e tesoureiro Gilmar Nunes Corrêa.

As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!

>> Confira mais fotos da Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS em Santa Maria: 

Notícias relacionadas

O CPERS informa que, no período de 23 de dezembro …

18/12/2025

Foto: FreePik A Internacional da Educação para a América Latina …

O CPERS intensificou, nesta segunda-feira (15), a pressão ao governo …

15/12/2025