Enem 2023: cartilha de redação já está disponível para consulta


O Enem 2023 está chegando e os participantes que irão tentar uma vaga no ensino superior já podem consultar a Cartilha de Redação do exame. O material reúne informações importantes sobre a avaliação, focando nas particularidades dos textos escritos, os aspectos para correção das redações, além de exemplos de textos que receberam pontuação máxima em 2022.

A cartilha foi produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Enem, e já está disponível para download no portal da instituição.

O Inep ainda disponibiliza outras três cartilhas voltadas a correção de redações de participantes com dislexia, surdez ou deficiência auditiva e com transtorno do espectro autista (TEA).

>> Clique aqui para saber mais!

A produção das redações acontecerá no primeiro dia de aplicação das provas, em 5 de novembro, junto com a prova de linguagens e códigos e ciências humanas. Nessa etapa, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, de acordo com o tema proposto pelo exame, e com base nos textos motivadores.

A pontuação máxima que uma redação pode receber é de 1000 (mil) pontos, seguindo os critérios estabelecidos. A nota da redação de um participante pode diminuir até zero em caso de fuga ao tema, apresentação de trechos desconectados com o tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, desrespeito à seriedade do exame e textos entregues com até 7 linhas.

De acordo com a cartilha, um texto com boa avaliação deve obedecer as seguintes competências listadas abaixo:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada avaliador poderá atribuir valores de 0 a 200 para cada uma dessas exigências. A nota final do participante será resultado da média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores do texto.

Com informações do Inep e do Ministério da Educação

Notícias relacionadas

No fim da tarde desta terça-feira (18), o CPERS Sindicato …

18/02/2025

Na manhã desta segunda-feira (17), a comunidade escolar de Viamão …

17/02/2025